Não há dúvida de que uma das perguntas mais frequentes quando alguém pensa em comprar um Apple iPad é como abrir documentos do Word, Excel ou PowerPoint no dispositivo. Em outras palavras: se o tablet da apple equipar aplicativos para abrir e modificar arquivos gerados com o Office Suite da Microsoft.
Embora existam aplicativos que trazem a experiência de edição de documentos do Office para o iPad (como DocumentsToGo), realmente a Microsoft não desenvolveu nenhum pacote de utilitários que seja capaz de inicializar nativamente, os arquivos da popular suíte de escritório, como a conhecemos, por exemplo, no Windows Phone 7.5 Mango.
Mas isso parece que vai mudar em 2012. Por meio do site especializado TechCrunch, tomamos conhecimento de informações publicadas pelo site The Daily, nas quais se referem a fontes autorizadas da multinacional com sede em Redmond, e que indicam que no próximo ano poderão lançar um novo na App Store solução para documentos cadastrados na categoria Microsoft Office.
Sem qualquer data oficial para este lançamento, a apresentação poderá coincidir com mais um grande acontecimento relacionado com a família de tablets da Apple: o lançamento do iPad 3, levantado segundo fofoca do setor até março de 2012, na sequência de os terminais acima. Assim, um dos atrativos que o novo aparelho poderia integrar (transferindo esse recurso para as edições iPad e iPad 2) seria a integração nativa com documentos do Microsoft Office.
Se o pacote de aplicativos Office guarda uma relação mínima com o que já conhecemos em sua plataforma nativa (Windows Phone), poderíamos presumir que funcionaria com a edição de documentos na nuvem, para que a edição de um arquivo em uma plataforma (computador, laptop, celular ou tablet) modificaria o mesmo documento em todas as mídias com permissões de visualização.
Por outro lado, o lançamento do Office para iPad poderá fazer parte da estratégia de lançamento do Windows 8, a nova versão do sistema operacional para PCs, que será projetada para tablets. Na verdade, a Nokia estaria trabalhando no desenvolvimento de um aparelho para funcionar com essa plataforma, que poderá ser divulgado em junho de 2012.
