As poucas mudanças que o novo iPhone 4S passou em comparação com seu antecessor, o iPhone 4, parecem estar afetando as vendas. Aparentemente, e de acordo com a agência Reuters , na Europa, o celular avançado da Apple está diminuindo a participação no mercado, enquanto os telefones Android estão crescendo como espuma. Um exemplo disso é o Samsung Galaxy S2.
Os resultados vêm de países como França ou Alemanha. Os dados oferecidos revelam que, na França, o iPhone 4S perdeu uma participação de mercado que varia de 29% aos atuais 20%. Enquanto na Alemanha a situação não é tão drástica, mas está igualmente perdida, perde mais uma vez: passa de 27% para 22%. Da mesma forma, também foi indicado que a situação na Itália e na Espanha seria muito semelhante.
As duas possíveis causas que se colocam sobre a mesa são: por um lado, a crise que atinge a Zona Euro; por outro lado, a queda nos preços que os celulares rivais sofreram. Além disso, esta última parte é bem conhecida dos usuários atuais: os preços da Apple são os mais altos do mercado. Por exemplo: o iPhone 4S mais barato custa 600 euros, enquanto um Samsung Galaxy S2 pode ser encontrado por menos de 500 euros em formato gratuito.
De referir ainda que a Apple, neste último modelo, apenas optou por renovar um modelo existente sem inovar muito e deixando quase todo o peso das vendas no assistente pessoal baptizado com o nome de Siri; Também houve uma melhoria na resolução da câmera, bem como a inclusão de um processador dual-core.
Como última informação oferecida: na Alemanha, nas últimas 12 semanas, o Android marcou o mercado com 61 por cento de participação, onde o melhor celular vendido até agora foi a primeira espada da Samsung. Claro, enquanto isso, em mercados como o Reino Unido ou os Estados Unidos, o iPhone 4S continua aumentando sua participação de mercado.