O Samsung Galaxy S3 não cede ao iPhone 5. Essa é uma das leituras que extrai dos dados apurados pela consultoria Localytics, que analisou as vendas do telefone da empresa sul-coreana durante o terceiro trimestre de 2012. O estudo não é trivial: as expectativas de apresentação e lançamento do novo terminal da Apple foram saudadas no mercado com incertezas pelo Samsung Galaxy S3, cujas vendas poderiam ter estagnado diante da demanda que empurrou o iPhone 5 para o topo da setor.
Mas não foi assim. O público de ambos os aparelhos parece ter se polarizado definitivamente, e apenas na semana anterior à apresentação do iPhone 5 foi que o terminal Samsung interrompeu seu processo de escalada de vendas. Nem mesmo a alegada má imprensa que caiu sobre os coreanos após o veredicto desfavorável no caso da patente da Califórnia prejudicou as vendas do Samsung Galaxy S3. Tanto é que mesmo naquela semana ”” entre 21 e 27 de agosto ”” o aparelho apresentou o maior pico de crescimento, com 16 por cento. O próximo marco do trimestre é justamente na semana de apresentação do iPhone 5 ”” entre 11 de setembro e 17 ””, quando o Samsung Galaxy S3 registrou um aumento de quinze por cento.
Os últimos dados que refletem o estudo da Localytics apontam que as vendas do Samsung Galaxy S3 cresceram nove por cento durante a última semana do trimestre "" exatamente o que deixamos para trás "" e isso apesar dos excelentes resultados que está manifestando o iPhone 5 durante suas duas primeiras semanas de lançamento, cujas vendas atingem milhões. Isso mostra que o mercado se posicionou, como dizemos, em uma tendência claramente polarizada, com usuários que se situam dos dois lados da barreira e sem dúvida optaram pelos ecossistemas Android e iOS.
Uma vez salva a incerteza sobre como o mercado reagiria após o lançamento do iPhone 5 , fica resolvido o apoio que o público está dando ao Samsung Galaxy S3, um celular que já vendeu mais de 20 milhões de unidades em apenas 100 dias, e cujas expectativas colocam o negócio total para 2012 em cerca de 30 milhões de unidades. Porém, tendo em vista que o novo telefone da Apple não fez o aparelho da Samsung recuar nas vendas, as projeções poderiam ser revisadas para cima, para a alegria da galera da multinacional sul-coreana.
Enquanto isso, o Samsung Galaxy S3 continuará sua trajetória na companhia daqueles que se antecipam como um par de terminais da mesma exceção em seu próprio catálogo. De um lado, o Samsung Galaxy Note 2, a equipe com a super tela de 5,55 polegadas e o processador mais potente do mercado; de outro, a chegada de um novo aparelho que viria rever o que sabemos no Samsung Galaxy S3, embora em um formato pequeno, e que segundo rumores, poderia ser apresentado em apenas alguns dias.
