Quando o atual iPhone 4S foi lançado, uma mudança radical em seu design era esperada. Nada está mais longe da realidade. A Apple decidiu dar um pouco mais de vida ao modelo que vendia na época - o iPhone 4 -, e apresentou apenas uma renovação desse modelo. As principais mudanças são uma câmera mais potente, um novo processador dual-core e o recurso estrela: o assistente pessoal batizado com o nome de Siri.
Os usuários começaram a criticar a posição de Cupertino e os resultados já podem ser vistos nas vendas fracas que o iPhone 4S está sofrendo na Europa. Porém, o iPhone 5 deve aparecer no próximo ano e aparentemente - segundo a página do The Boy Genius Report - será um modelo totalmente renovado, muito parecido com o design que a segunda geração de seu tablet tem atualmente: o iPad 2.
De acordo com a fonte anônima -mas muito próxima da empresa apple-, que divulgou as informações no portal, o novo iPhone 5 vai deixar de lado a tampa traseira de vidro para dar lugar a uma de alumínio. Além disso, a parte que une esta parte com o vidro da tela sensível ao toque, será realizada por um elástico ou outro material semelhante, que servirá para introduzir um novo sistema de antena que o terminal utilizaria. Além disso, desta forma, haveria uma proteção lateral em todos os momentos e a pegada pelo usuário ficaria muito mais segura e evitando que o iPhone 5 escorregue das mãos o máximo possível.
Por fim, a espessura da nova geração de celulares da Apple seria menor em relação ao modelo atual, além de conseguir uma tela multitoque maior que poderia chegar a quatro polegadas na diagonal; uma das características que o público mais exigiu antes de conhecer a versão que se vende atualmente.