A euforia inicial com o novo iPhone 5 da Apple parece ter acabado logo nos Estados Unidos. Os principais fornecedores do país já começam a oferecer descontos devido à baixa demanda. E é que no restante já soa um novo modelo que poderá aparecer nos mercados em meados do próximo ano. Seria o iPhone 5S.
Há apenas três meses, foi colocado à venda o novo modelo do famoso smartphone da Apple: o iPhone 5. Sua tela se alongou –que não se alargou–, ficando quatro polegadas na diagonal. Porém, além do tamanho, poucas outras melhorias trouxeram o novo celular. Claro, um design mais fino e um novo conector chamado Lightning , que forçou os atuais proprietários de acessórios a começar a olhar para um adaptador.
Mas atenção, as vendas não devem correr muito bem: ABC2News comentou que é uma situação nunca antes vista com um modelo de iPhone, por isso, começam a ser oferecidos descontos na compra. Esperava-se que nessa época os descontos começassem a ser vistos em modelos como o iPhone 4 e o iPhone 4S, enquanto por parte dos tablets, uma redução poderia ser considerada no iPad 2. Para dar um exemplo: a cadeia Best Buy oferece um desconto de 50 dólares (40 euros à mudança), visando uma possível venda face às férias de Natal. Também é indicado que as etapas da cadeia conhecida serão seguidas por outros fornecedores.
Por outro lado, os analistas dão várias explicações para essa situação: primeiro, a ameaça de um modelo mais novo aparecer nos próximos meses; Já existem várias mídias especializadas que apontam para uma possível apresentação de um hipotético iPhone 5S ao longo do mês de junho de 2013. Por outro lado, são esperadas melhorias na bateria e possível integração da tecnologia NFC ( Near Field Communication ), um padrão que está presente em muitos dispositivos Android, como os modelos Samsung.
Finalmente, outra das melhorias que muitos usuários estão pedindo é uma mudança radical na interface do usuário usada pela plataforma móvel iOS hoje. E, embora novas funções tenham sido adicionadas e algumas adições, como o centro de notificação superior, a aparência geral do sistema operacional ainda é mais ou menos a mesma que podia ser vista nos primeiros modelos de iPhone.
Mas tome cuidado, porque os problemas de vendas não são só do novo iPhone 5. Os modelos de iPad de quase 10 polegadas estão aparentemente sofrendo também. Mas, neste caso, por uma decisão interna: o lançamento de um iPad mini está manchando as vendas do irmão mais velho, que foi atualizado com um novo conector. Só para dar uma informação: nos últimos quatro meses houve uma queda nas vendas de 14 por cento, enquanto seus adversários "" na forma de tablets Android "" estão se recuperando e já têm pouco mais de 40 por cento de market share. Principalmente no setor de tablets de sete polegadas que costumam ter um preço inferior ao que a Apple oferece em seus produtos.