O novo iPad teve um novo processador: o chamado Apple A5X. Um processador dual-core mas na parte gráfica possui uma GPU (Graphics Processing Unit) quad-core. Porém, os olhos já estão postos no que a Apple pode apresentar em poucos meses e que nada mais é do que a nova versão de seu celular: o iPhone 5. Mas, há rumores, ambas as equipes podem não compartilhar o mesmo processador.
Com a chegada do novo tablet da Apple, um novo processador também foi apresentado; uma evolução daquele atualmente equipado com o iPhone 4S e o iPad 2, o verdadeiro mentor do modelo. E é que os de Cupertino aproveitaram cada processador apresentado em um de seus tablets para inseri-los em seu novo modelo de celular. O iPad original - o que foi lançado em 2010 - incluía um processador com um gigahertz de potência, mas com um único núcleo. Este foi apelidado de Apple A4. Meses depois, ele fez uma aparição no iPhone 4.
O mesmo aconteceu com o iPad 2 e o iPhone 4S. Ambas as invenções equipam o Apple A5, um processador dual-core com uma frequência, novamente, de um GHz cada. Porém, o Apple A5X - o novo processador apresentado por Tim Cook - não pode ser inserido no chassi do futuro iPhone 5. É o que comentam alguns analistas e cujas declarações foram recolhidas pela publicação MacWorld.
Aparentemente, o caminho a seguir para a Apple nas próximas datas é separar ainda mais as marcas iPhone e iPad. Além disso, não há números e isso foi demonstrado com o título que recebeu a nova apresentação: " O novo iPad ", nem iPad 3 nem iPad HD. Além disso, o novo chip gráfico quad-core, além de ter o melhor desempenho quando se trata de videogames e ser capaz de suportar perfeitamente a alta resolução alcançada pela tela Retina Display, também terá um custo de energia extra.
Os analistas não acham que o iPhone 5 deva mudar nada em sua tela. No entanto, a questão mais polêmica é sua autonomia. Uma atualização foi lançada recentemente - iOs 5.1 - que melhora este aspecto.A este respeito, um chip gráfico quad-core não seria a opção mais sensata. Portanto, espera-se que o novo celular da Apple inclua um processador dual-core, mas com vista a ter um consumo de energia mais moderado.
Finalmente, os próprios analistas deram a entender que este novo Apple A5X teria novos destinos. Por exemplo, falamos sobre computadores com telas um pouco maiores do que as de um novo celular. Em outras palavras, você poderia estar falando de um iPad menor ou do suposto iPad de sete polegadas. Além disso, outras invenções também poderiam tirar proveito do novo chip gráfico. E esta seria, sem dúvida, uma versão mais potente do renovado Apple TV que no mesmo Keynote exibia o processador do iPad 2 e do iPhone 4S. Portanto, e por agora, podemos aguardar as decisões tomadas por aqueles de Cupertino cujo capitão a bordo é Tim Cook.
