Notícias interessantes que aprendemos com o Mashable. Há poucos dias, muitos de nós ficamos surpresos ao ver que Mark Zuckerberg, fundador e chefe visível do Facebook, andou nas pontas dos pés sobre a questão do aplicativo oficial de sua rede social para iPad durante o último F8 (o evento onde as novidades deste portal foram apresentadas)
Hoje aprendemos por quê: o Facebook para iPad será apresentado em 4 de outubro. A data me toca? Na verdade: esse é o dia supostamente reservado para apresentar o iPhone 5 (e talvez o iPhone 4S ou iPhone 4 Plus). Segundo fontes do referido meio eletrônico, a Apple não queria que algo tão relevante e relacionado a um de seus produtos fosse apresentado sem ter o evento sob controle.
A questão é que as relações entre a Apple e o Facebook sofreram certas tensões (devido a algumas funções cruzadas entre os serviços das duas empresas que não teriam o apoio total das partes), então o Facebook teria dado seu braço para torcendo para ir até a casa do fabricante do tablet para atuar como hóspede, e não vice-versa.
O aplicativo do Facebook para iPad (conhecido pelo dramático codinome Project Spartan) seria programado em HTML5 completo, buscando uma operação muito eficiente com o suporte da Apple. Além disso, como ficou sabido, o fato de a Apple atuar como anfitriã na apresentação teria outro motivo importante.
E é que Mashable garante que a apresentação do Facebook para iPad servirá para revelar mais novidades sobre o iOS 5, o sistema para iPad, iPhone e iPod Touch do qual muitas coisas já foram mostradas em junho passado. Dentre elas, conheceríamos a integração de redes sociais como o Twitter ou o próprio Facebook com a plataforma de dispositivos móveis da Apple.
Já tínhamos algumas pistas de como o Twitter iria se enraizar no sistema iOS a partir desta quinta edição. A questão agora é ver como o Facebook fará isso, embora você não precise especular muito para pensar que o Android terá servido de inspiração neste momento.
