Quando o Samsung Galaxy S4 foi apresentado, em meados de março, um dos benefícios que o carro-chefe sul-coreano incluía para este ano não deixou ninguém indiferente. Seu nome é Dual Shot e significa basicamente a possibilidade de filmar vídeos ou tirar fotos ativando simultaneamente os dois sensores do aparelho. Assim, em uma montagem baseada em templates selecionáveis, obteríamos como resultado um arquivo que ao ser visualizado mostraria o que foi capturado ao mesmo tempo pelas duas câmeras.
Como dizemos, o anúncio foi polêmico. Alguns não viram a graça ou utilidade desta função, além de fazer uma amostra da potência do processador Samsung Galaxy S4 "" independentemente de estarmos falando da versão octa-core do Exynos ou da versão quad-core identificada por o Snapdragon 600 ””; Outros destacaram as muitas possibilidades criativas que o sistema Dual Shot pode oferecer , que é alimentado por um sensor de treze megapixels e um sensor de dois megapixels.
Precisamente, treze e dois megapixels seriam os índices de resolução das câmeras que veríamos, supostamente, no iPhone 5S, a próxima versão do telefone topo de linha da Apple. E, precisamente, eles abrigariam entre seus utilitários uma função que lembraria muito suspeitamente o Dual Shot do Samsung Galaxy S4. Pelo menos, é isso que eles apontam do iOSDoc, onde afirmam ter conhecimento de alguns dos recursos do telefone que a Apple lançariadurante este verão. Entre as características do mangofone reconheceríamos algo precisamente a essa possibilidade de fazer capturas duplas, o que seria mais marcante, tendo em conta a longa história de desentendimentos entre os de Cupertino e Samsung por conta das denúncias do primeiro a respeito de supostas plágio por conta dos segundos.
Da fonte citada referem-se ao Dual Shot como uma funcionalidade que seria lançada no iPhone 5S, embora também aludam à possibilidade de ser uma função integrada no iOS 7, a próxima versão do sistema operativo da Apple para os seus terminais móveis. Sendo assim, seria possível que a função de captura e gravação simultâneas também atingisse algumas das edições anteriores do iPhone e iPad. Porém, mesmo em tal situação, resta saber quais modelos seriam compatíveis com aquele sistema. Lembre-se que com iOS 6 a falha que separa várias das versões de telefones eAssinatura comprimidos marcar distâncias claras dependendo do ano de lançamento de cada terminal. O iPad de primeira geração, na verdade, está fora do cronograma de atualização do sistema mais recente.
Para ter detalhes mais precisos sobre tudo isso, teremos que esperar até julho próximo. Recentemente, foi dito que a Apple não conseguiria lançar o iPhone 5S durante o verão, devido a uma série de problemas que teriam forçado o adiamento do cronograma de produção do novo telefone. No entanto, com a TechRadar aprendemos que será no início do terceiro trimestre quando o novo iPhone chegará às lojas. Para ilustrar esta possibilidade, é feita referência a documentos internos da operadora japonesa KDDI, nos quais é feita menção ao dia 20 de junho para a abertura do período de pré-reserva do iPhone 5S, iniciando a implantação comercial durante julho "" pelo menos, no país japonês "". Se isso fosse verdade, seria fácil determinar quando a Apple celebraria a apresentação de seu novo smartphone: em 10 de junho, quando começará o encontro anual de desenvolvedores da empresa (WWDC 2013), com o qual a empresa retomaria o cenário clássico no qual tem mostrado seus novos telefones da apple "" uma tradição que foi celebrada pela última vez quando o polêmico iPhone 4 foi revelado "".
