A californiana Apple reagiu com agilidade à polêmica que nos dias de hoje surgiu em torno da aplicação nativa da rede social Path compatível com o sistema iOS. Como sabem, descobriu-se que o referido programa gravava os dados de contacto do utilizador sem que este tivesse conhecimento da situação, o que tem suscitado uma compreensível nuvem de críticas às políticas de privacidade das aplicações, por um lado, e a permissividade da plataforma operacional, de outro.
Da empresa responsável pela Path já se desculparam e garantiram que as informações serão eliminadas de seus servidores, solicitando também uma certa segurança que, no futuro, o usuário estará sempre atento aos momentos em que o aplicativo solicita que as informações do usuário sejam compartilhadas. No entanto, a este respeito, parece que a Apple também tem muito a dizer. E de fato, ele fez.
Por meio do The Verge, ficamos sabendo que a empresa Cupertino garantiu que, no futuro, o sistema operacional iOS incluirá uma ferramenta que não permitirá que dados ou informações de contato vazem sem o consentimento expresso do usuário. Aparentemente, a integração deste novo sistema ativará uma série de janelas pop-up , ou pop-ups , que vão exigir a atenção do usuário para que aprove ou negue a troca de informações de forma consensual.
No momento, no entanto, nenhum prazo foi dado para quando esse recurso estaria disponível no futuro sistema operacional da Apple. Assim, não se sabe se essas novidades chegariam na forma de uma atualização de sistema específica ou se esta seção ficará reservada para o próximo degrau que ainda está por vir da plataforma para iPad, iPhone e iPod Touch.
É importante lembrar que, de acordo com os últimos rumores, a versão iOS 5.1 poderá ser lançada em 9 de março, praticamente em paralelo com a estreia do novo iPad 3. Sendo esse o caso, talvez não tenha sido o momento em que a Apple Company integrou a nova função de solicitar o consentimento do usuário para compartilhar dados, o que viria várias semanas depois.