As vendas estimadas do iPad 2 no último trimestre caíram de 16 milhões de unidades para 13 milhões de unidades. Aparentemente, o último dispositivo da Amazon, o Kindle Fire, teria sido um dos responsáveis por esse declínio drástico, especialmente durante o período do Natal passado. Para ser mais específico, o Kindle Fire teria roubado entre um e dois milhões de vendas do tablet Cupertino.
Isso foi comentado por um analista da Morgan Keegan. Ele explicou aos investidores em uma nota que o Kindle Fire foi bem-sucedido no último Natal e que sua estimativa é que o tablet da Amazon teria roubado até alguns milhões de vendas do onipresente iPad 2 da Apple. Sua estimativa foi baseada em previsões de vendas para o último trimestre do ano passado de 2011.
Por outro lado, a Amazon comentava em seus comunicados à imprensa que seu tablet de baixo custo estava sendo recebido de forma muito satisfatória no mercado consumidor e que nas últimas férias, até quatro milhões de unidades teriam sido vendidas, atingindo um recorde histórico. para a loja online mais importante do mundo.
Para além da diferença de preço, que é óbvia - o Kindle Fire custa 153 euros para mudar, enquanto a versão mais barata do iPad 2 custa 480 euros -, outras razões também são postuladas. Um deles é a idade da equipe da Apple, que já chega a quase um ano de vida, enquanto o Kindle Fire é a novidade do momento e foi apresentado em novembro passado. Além disso, o catálogo da Amazon não tem adversário no momento e sua operação é rápida e eficiente; outra razão pela qual o Kindle Fire poderia ter sido esse sucesso.