Índice:
A partir de 2018, o sensor de impressão digital móvel pode ser colocado em telas de toque. Ou pelo menos isso promete a empresa Qualcomm, conhecida pela fabricação de processadores para smartphones.
A Qualcomm garante que sua marca está pronta para se tornar o fornecedor oficial de telas de scanner de impressão digital a partir do próximo ano. Se os fabricantes seguirem a tendência, aos poucos os celulares com leitor de impressão digital no botão home ou na parte traseira vão desaparecer.
Uma das principais vantagens ao nível do design é a possibilidade de fabricar telefones com ecrãs sem moldura. Nenhum espaço extra para botões ou sensores seria necessário na frente.
Leitores de impressão digital inteligentes, completos e integrados à tela
A Qualcomm anunciou que a partir de 2018 será capaz de oferecer telas sensíveis ao toque com um leitor de impressão digital inteligente para fabricantes de celulares. Esses sensores, além de detectar a impressão digital para desbloquear o telefone, serão capazes de medir a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo.
Vale citar outro fato marcante: o leitor de impressão digital também funcionaria embaixo d'água, o que permitiria aprimorar ainda mais os smartphones à prova d'água.
Agora, as telas precisam atender a uma série de requisitos para serem compatíveis: elas terão que ser painéis OLED com menos de 1200 mícrons de espessura. O sensor não pode ser instalado em painéis do tipo LCD.
Por outro lado, a Qualcomm desenvolveu mais dois sensores básicos de impressão digital que usam ultrassom para funcionar. Esses sensores não podem funcionar diretamente na tela de toque, mas podem ser colocados sob uma folha de metal ou vidro.
De qualquer forma, esses avanços permitiriam que o leitor fosse colocado diretamente "sob a superfície" do telefone. Não haveria mais a necessidade de botões home na frente ou “orifícios” para o sensor na parte de trás dos smartphones.
Os usuários notariam essas melhorias especialmente no nível do design, uma vez que a caixa do telefone não seria interrompida por nenhum elemento.
