Leitores de impressão digital se tornaram comuns na indústria de telefonia móvel. Mais e mais modelos têm este sistema. No próprio botão Iniciar ou na parte de trás. A verdade é que à medida que o mercado avança e encontramos modelos sem botão iniciar ou sem a presença de engastes, é necessário encontrar outros locais para colocá-lo. Aparentemente, o leitor de impressão digital vai começar a aparecer na tela do próprio aparelho. Essa solução começaria a chegar aos celulares ao longo deste ano.
Durante meses, houve rumores de que o próximo Samsung Galaxy S8 é a primeira equipe a ter um leitor de impressão digital na própria tela. As imagens mais recentes do telefone revelam que não. A empresa sul-coreana escolheria uma solução completamente diferente e a moveria para a parte traseira do terminal. Em qualquer caso, o futuro da incorporação deste sensor no próprio painel está garantido.
O fabricante de módulos de impressão digital CrucialTec é um dos primeiros a fazer uma inovação neste campo. A empresa confirmou que começaria a fornecer à Samsung soluções de digitalização de impressões digitais na tela ainda este ano. A solução de segurança permite a autenticação por impressão digital na tela de um smartphone, eliminando a necessidade de adicionar um botão Home ou de ter o scanner na parte traseira do dispositivo.
Um porta-voz da CrucialTec confirmou que esse tipo de solução, chamada Display Fingerprint Solution ou DFS, já recebeu respostas positivas de seus clientes. Por isso, os primeiros smartphones a integrar a nova solução estarão disponíveis no mercado em 2017. Segundo rumores, o sensor será sensível o suficiente para detectar o toque de um único fio de cabelo. Além disso, ele será capaz de reconhecer uma impressão digital em alta resolução (500 pontos por polegada).