O catálogo cada vez maior de smartphones com telas de grande formato recebe uma nova adição em nosso país. Desta vez é a LG sul-coreana que assina o aparelho. Trata-se do LG Optimus G Pro, equipa que espera competir com o Samsung Galaxy Note 2 e, acima de tudo, com o seu sucessor, o Samsung Galaxy Note 3, bem como com o Sony Xperia Z Ultra, Huawei Ascend Mate ou ZTE Grand Memo., todos baseados em painéis que excedem cinco polegadas na diagonal. No caso em questão, encontramos uma superfície de 5,5 polegadas que distribui uma resolução FullHD, ou seja, 1.920 x 1.080 pixels.
O LG Optimus G Pro, como dizemos, já está oficialmente à venda no nosso país, sendo possível adquiri-lo em formato gratuito por um preço bastante competitivo, se nos atermos ao que estamos habituados a ver entre os high-end deste segmento: 550 euros. Por esse custo, o usuário pode levar um aparelho que, além de se destacar pela tela, se destaca pela sua potência e possibilidades no plano multimídia. Tanto que o LG Optimus G Pro equipa um processador quad-core de 1,7 GHz. Este é o Snapdragon 600 da Qualcomm, já visto nesta geração no HTC One e Samsung Galaxy S4.
Além disso, o LG Optimus G Pro possui um combo de duas câmeras. O principal, instalado na parte traseira do terminal, desenvolve uma resolução máxima de captura de treze megapixels, permitindo filmagens de qualidade FullHD. O secundário, localizado na parte frontal do LG Optimus G Pro, coleta até dois megapixels na imagem fotografada. Este dispositivo funciona com Android 4.1.2 Jelly Bean, a penúltima versão do sistema operacional do Google para smartphones. No entanto, se a equipe em questão pode ser distinguida de parte de sua competição por algo, é por seu gráfico de conexão. Além das características habituais ”” Wi-Fi, 3G, microUSB, Bluetooth ””, o LG Optimus G Pro é compatível com redes 4G que já podem ser usufruídas em vários pontos de Espanha graças às infraestruturas da Vodafone, Orange e Yoigo, que implantaram uma primeira fase de cobertura LTE nas redes de 1.800 e 2.600 MHz.
O LG Optimus G Pro possui, por outro lado, uma bateria de 3.140 miliamperes, e está preparado para ser capaz de reconhecer bases de carregamento sem fio por indução, algo que já conhecemos em outros aparelhos, como o Nokia Lumia 920. Quanto à memória, este terminal oferece 32 GB de capacidade integrada com opções de expansão de até 32 GB adicionais via cartão microSD. Quanto à RAM, encontramos dois GB que suportam o processador descrito.
Como outros dispositivos inteligentes, o LG Optimus G Pro inclui uma interessante paleta de funções exclusivas que expressam a técnica do dispositivo. Assim como o Samsung Galaxy S4, podemos gravar vídeos ou capturar imagens usando as duas câmeras do telefone simultaneamente, além de oferecer um aplicativo para tirar fotos em 360 graus, emulando a experiência que a própria LG implantou com o Nexus 4 do Google.