Este setembro começou com a descoberta das primeiras imagens do LG Univa, um celular que aparentemente viria a reeditar o conceito do LG Optimus One (o campeão de vendas da empresa sul-coreana em 2010): um celular compacto com recursos de gama média para ter sucesso entre os usuários que querem começar com um smartphone ou que não têm interesse especial em levar para casa um super fone da aúpa.
Hoje o LG Univa pode ser visto novamente, embora de uma forma um pouco mais sedutora, em algumas fotos de boa qualidade que conhecemos através dos colegas do Engadget. Nessas imagens fica claro que o LG Univa não espera se destacar pelo perfil esguio, nem por um pantalão que provoca complexos de tablet: os atrativos desse aparelho apontam para outra direção.
E é que embora não sejam conhecidas as condições de lançamento do LG Univa (nem preço nem data), prevê-se um custo muito popular para este telefone, com vista a que se torne o novo smartphone para as massas da empresa sul-coreana. E que, além disso, sem desgosto alguns benefícios bem equilibradas de modo a que o seu estatuto como um mid - smartphones gama não é uma desculpa para perder algumas das características mais exigidas entre esses dispositivos.
Como estávamos contando em entregas anteriores, espera-se que o LG Univa chegue com um coração de 800 MHz e com uma tela de 3,5 polegadas e HVGA (480 x 320 pixels) e uma RAM de 512 MB em total. O sistema operacional que este celular teria seria o mais recente Android, 2.3.4, conhecido como Gingerbread, então não seria necessário sair por aí puxando o calendário para atualizá-lo (sim, desde que esteja à venda antes de começar atualização para Android 4.0 Ice Cream).
Asimimo, o LG Univa terá uma câmera de cinco megapixels, mas não terá o flash LED recorrente que fica tão bom quando não há luz suficiente. Não revelou a qualidade que será gasta na gravação de vídeo, mas esperamos que permita sequências de captura como HD 720p. O que ele vem com padrão, como vimos em um vazamento anterior, é a certificação DivX para assistir vídeos equipados com o famoso perfil de compressão usado em filmes que baixamos da Internet.