Rumores sobre um possível Facebook Phone ou Facebook mobile continuam. Se há algumas semanas se dizia que a empresa da grande Rede Social estava trabalhando com a HTC novamente, agora ela revelou informações sobre seu possível sistema operacional. Se desde o início se acreditava que o Android poderia ser escolhido, agora se sabe que o Windows Phone da Microsoft pode ser outro candidato.
Que a HTC seja a empresa responsável pela criação do primeiro celular para o Facebook, não está confirmado. Também não se sabe ao certo se Mark Zuckerberg está realmente interessado em se envolver ativamente na indústria de telefonia móvel. Nesse caso, o Facebook poderia competir diretamente com o Google. Mas, embora desde o início se acreditasse que o Facebook Phone poderia ter o Android instalado, agora uma fonte do Business Insider deu a entender que o Windows Phone seria outro candidato a ser adicionado à lista de pretendentes.
Aparentemente, pensava-se que o Facebook faria um movimento semelhante ao que a Amazon fez com seu Kindle Fire - a primeira investida no mercado de tablets de toque. Este é baseado no Android do Google, embora com uma personalização que deixou de fora muitos dos serviços do Google. Mas o Windows Phone surgiu como uma das opções mais viáveis.
Como se aprendeu - e se o boato for verdadeiro - o Facebook poderia se desligar completamente do Google, um de seus principais adversários no campo online. Por outro lado, a Microsoft também está interessada nesta colaboração. E é que se você somar à já conhecida relação com a Nokia e sua gama de celulares Nokia Lumia, com o Facebook - uma rede que tem 900 milhões de usuários no mundo todo -, sua plataforma móvel teria ainda mais presença no mercado.
Por outro lado, a integração que o Facebook tem no Windows Phone é muito melhor do que em outras plataformas. Se o possível acordo entre as duas empresas for adiante, essa integração daria um passo adiante. E é que recordamos que o Facebook não estaria interessado em criar novamente um telemóvel com acesso direto à rede social como se viu no HTC ChaChaCha ou HTC ChaCha, mas seria um telemóvel que o fosse - como acontece no Google - um celular oficial da empresa Zuckerberg.
Mas cuidado, a relação entre a Microsoft e o Facebook não seria a partir de agora. Em outubro de 2007, este último levava 1,6% das ações da rede social por 240 milhões de dólares. Além disso, recentemente, a Microsoft também foi responsável por ser o primeiro cliente em questões de publicidade, inclusive na página de logout. Mais especificamente, incluindo uma captura do motor de busca Bing, um rival direto do Google.
Finalmente, o Business Insider contatou representantes do Facebook e da Microsoft e ambas as partes deixaram clara sua recusa em falar sobre rumores. No entanto, a fonte do portal garante que o lançamento do mobile não é iminente e que o Facebook ainda está avaliando todas as possibilidades que tem no mercado.