Pode ter se passado vários meses desde a última vez que o Projeto Ara estrelou uma manchete relevante na mídia, mas a verdade é que desde então o Google não parou de trabalhar neste projeto móvel modular. Como ficamos sabendo em uma entrevista com um dos responsáveis por este projeto (Paul Eremenko), a empresa americana Google vai abrir uma loja oficial de peças para os móveis modulares do projeto Ara. Esta loja terá muitas semelhanças com o Google Play, já que os usuários terão ainda a possibilidade de avaliar as peças que adquirem para seu celular modular.
Além disso, como Paul Eremenko explicou na entrevista, a loja de peças do Project Ara também servirá para desenvolvedores externos colocarem suas próprias peças à venda. Isso significa que os celulares modulares do Google podem ser construídos com peças desenvolvidas por outras empresas, o que é muito interessante em vista da variedade de módulos que o usuário terá à disposição para customizar seu terminal.
Lembremos que o Projeto Ara é um projeto do Google que busca oferecer aos usuários a possibilidade de construir seus próprios smartphones. No Projeto Ara há apenas uma parte fixa: a placa-mãe. A partir daí, o usuário pode customizar cada componente absolutamente do seu celular: desde a câmera até a bateria, passando pelo processador, a memória interna, a memória RAM e até a tela. Todos esses componentes correspondem a uma peça (ou módulo) de fácil fixação e remoção, sem a necessidade de ferramentas.
O fato de haver uma loja específica para essas peças vai significar muitas facilidades na hora de personalizar o celular, já que os usuários poderão consultar as opiniões e críticas de cada peça para saber com antecedência se vale a pena instalá-la no terminal.. E levando em consideração o interesse dos grandes fabricantes em continuar mantendo sua liderança no mercado de smartphones, não é absurdo pensar que empresas como Sony, Samsung, HTC ou Motorola possam lançar no mercado suas próprias peças modulares para celulares. Projeto Ara.
Resumindo, o Projeto Ara pode mudar completamente o mercado de telefonia móvel. O projeto modular do Projeto Ara Mobile ainda não tem previsão de desembarque global, embora seja esperado que no início do próximo ano 2015 comece a aprender detalhes mais específicos a respeito desses telefones. Esperamos então saber o preço aproximado que terá a base do Projeto Ara e a faixa de preço em que serão movimentados os módulos que irão complementar este dispositivo.
