Faltam apenas alguns dias para o Google apresentar novidades para o ecossistema Android. Será na próxima segunda-feira, 29 de outubro, quando os moradores de Mountain View anunciarão o que vêm esperando há semanas: Android 4.2 e novos equipamentos Nexus. No caso do smartphone , conheceremos o LG Nexus 4, equipe que renovaria o Samsung Galaxy Nexus; No caso do tablet, o que teremos a oportunidade de ver é o novo Samsung Nexus 10, uma equipe da qual falamos há semanas e que visa elevar o padrão do que entendemos por aparelho de última geração."" Ironicamente, exatamente no momento em que a tendência de tablets de entrada baratos é confirmada.
O mais recente conhecido a esse respeito revela o nome do dispositivo, bem como parte de seu design e desempenho. E é que como pudemos verificar (filtração do site coreano Seeko, através), o manual de uso do Samsung Nexus 10 existe e está em circulação. Graças às suas páginas, pode-se extrair uma série de dados sobre o que veremos no novo terminal da empresa asiática que seria a terceira colaboração direta com Mountain View para o lançamento de um dispositivo.
Para começar, é claro que o uso dominante do Samsung Nexus 10 é orientado para seu controle horizontal. O fato de a câmera frontal estar localizada na margem central do dispositivo em sua posição paisagem sugere isso. Também deve ser destacado que seguindo a tendência que já foi patenteada em smartphones, o Samsung Nexus 10 integraria um LED frontal projetado para reportar notificações pendentes no sistema. Chama a atenção também que a porta de carregamento não estaria ligada ao soquete microUSB do computador, mas teria seu próprio conector nativo "" pelo menos, conforme consta no documento.
Quanto ao resto, poucas notícias. O Samsung Nexus 10 teria um botão para ligar e desligar, controle de volume físico, bem como uma câmera traseira com flash LED. É interessante ver que o tablet incorpora uma saída de alta definição via microHDMI, o que multiplica as possibilidades do aparelho, que com isso poderia se tornar um reprodutor multimídia solvente, já que poderíamos conectar o tablet na TV da sala e desfrutar de vídeos e conteúdos web com qualidade HD. Caso tivéssemos uma Smart TV, isso também seria possível sem fio, visto que os dispositivos Android são compatíveis com o padrão DLNA.
O Samsung Nexus 10 provavelmente estará à venda com Android 4.2, a nova versão do sistema operacional do Google que pega o bastão do Android 4.1 Jelly Bean. O que até agora é a edição mais recente do sistema está presente apenas nos dispositivos Nexus atuais, assim como no Motorola Xoom e no Samsung Galaxy S3 e Samsung Galaxy Note 2. Espera-se que nestes dias comece a pousar no HTC One X e que nas próximas semanas comecem a ser vendidos os primeiros equipamentos de gama média que chegarão directamente com Jelly Bean "" que ficará a cargo, justamente,Samsung, assim como a japonesa Sony.
