A do Nexus 6 é a história de um smartphone para dizer o mínimo peculiar. Depois do atraso que ocorreu durante o seu lançamento em Espanha, desta vez foi uma descoberta de desenvolvedores anônimos que nos colocou na pista de um detalhe curioso deste smartphone. Acontece que, como observado no popular fórum de desenvolvedores dos EUA XDA-Developers , o Nexus 6 incorpora um LED de notificação totalmente funcional no centro do alto-falante frontal.
E longe de ser uma especificação técnica oficial, o LED de notificação do Nexus 6 vem desabilitado de fábrica, de modo que os usuários não podem usá-lo para rastrear as notificações que recebem em seu smartphone. Por se tratar de um LED preparado para mostrar cores diferentes (vermelho, azul, verde, etc.), já começam a surgir na rede todo tipo de especulações sobre o motivo pelo qual a americana Google conseguiu decidir não fazê-lo. ative esse recurso em Nexus 6s em todo o mundo.
Seja qual for o motivo pelo qual o Google decidiu na época desativar esse LED de notificação no Nexus 6, a partir do fórum XDA-Developers já começaram a trabalhar em uma versão extra-oficial do sistema operacional deste terminal que permite ativar e use o LED de notificação normalmente. Claro que para instalar esta versão extra-oficial é um requisito essencial ter acesso root no celular, o que provavelmente escapa ao conhecimento de informática de muitos dos usuários que adquiriram este celular tanto na Espanha como no resto do mundo.
Mas a polêmica do Nexus 6 não termina aí. Há poucos dias começou a ser descoberto que a criptografia de dados do Android 5.0 Lollipop, uma das mais importantes inovações de segurança da versão mais recente do sistema operacional Android, causa problemas de desempenho que se traduzem em menos fluidez do telefone para o hora de mover a interface e ao executar aplicativos. O problema parece ser bastante conhecido e, como dizem os especialistas, não há dúvida de que a criptografia de dados é responsável por uma redução de até 50% no desempenho do Nexus 6 e Nexus 9.
Recorde-se que o Nexus 6 foi apresentado como um smartphone completamente diferente do seu antecessor, o Nexus 5, que se caracterizou por incorporar funcionalidades de gama média a um preço relativamente acessível (entre 350 e 400 euros). O N6 custa entre 650 e 700 euros, e as especificações técnicas são formadas por uma tela de 5,96 polegadas com resolução de 2.560 x 1.440 pixels, um processador Qualcomm Snapdragon 805 de quatro núcleos rodando a 2,7 GHz, três GigabytesMemória RAM, 32 / a 64 gigabytes de armazenamento interno, uma câmara principal 13 megapixels e uma bateria com 3220 mAh de capacidade.