No próximo mês, os utilizadores espanhóis poderão adquirir o Nokia 808 PureView, o telemóvel baseado no sistema Nokia Belle que apresenta a câmara mais surpreendente pela resolução que desenvolve: nada menos que 41 megapixels que, em termos de eficaz, eles permanecem em 38 ou 34 megapixels dependendo do formato de captura. Quando conseguimos o primeiro contato com esse dispositivo, percebemos que uma das consequências lógicas desse tipo de captura estava no tamanho do arquivo resultante do registro, que ficava próximo a dez MegaBytes.
Tal peso pode se tornar um sério problema na hora de compartilhar as capturas, seja pelo uso da conexão de dados "" que vampirizaria as taxas contratadas com a operadora "" ou pelo recurso a meios de ligação entre dispositivos de corte mais tradicionais, como o Bluetooth. Em qualquer caso, uma das soluções propostas pela firma finlandesa teria sido recorrer às novas siglas do padrão NFC "" que respondem à descrição de comunicação de proximidade, ou comunicação de campo próximo "".
Isso foi garantido por Vesa Jutila em declarações ao Engadget. Jutila, que chefia a área de Marketing dedicada ao Symbian, destacou que a possibilidade de canalizar a transmissão das imagens geradas pelo Nokia 808 PureView através de NFC não será apenas possível entre terminais desta família, mas também entre dispositivos que não necessariamente estão inscritos na faixa presumivelmente composta por mais modelos da série chamada PureView, e terão como principal reivindicação a presença de uma potente câmera e vídeo.
Embora a tecnologia NFC tenha aumentado sua popularidade no ano passado, a própria Nokia a usa há muito tempo. A principal utilidade que se aplicou a este sistema de comunicação foi servir de ponte de pagamento, transformando o telefone em um canal para realizar transações da mesma forma que um cartão de débito ou crédito. No entanto, hoje o NFC é uma plataforma de transmissão de dados muito mais versátil. Assim, por exemplo, o Nokia C7 ”” o primeiro aparelho da firma finlandesa que recuperou este sistema para a nova geração de smartphones ”” oferece a opção detroque progresso e telas com videogames para smartphones , como o Angry Birds.
Outros terminais, como o Samsung Galaxy Nexus e o Samsung Galaxy S3 permitem, através do sistema nativo Beam ”” Android Beam e S Beam, dependendo do modelo do telefone de que estamos falando ”” nos permitem fazer algo semelhante ao que Vesa Jutila garantiu, é ou seja, compartilhe imagens por contato entre dois terminais compatíveis. O Google também já possui sua própria plataforma de pagamento móvel, a Google Wallet. Mesmo entre os rumores mais comuns sobre o futuro iPhone 5 está a possibilidade de que o próximo telefone da Apple integre o chip NFCcom o objetivo de oferecer serviços a todos os descritos até agora.