É considerado o antecessor do celular Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 900. E não porque seja o primeiro telefone da Nokia finlandesa com sistema Windows Phone. Seu pioneirismo não está focado na direção da plataforma da Microsoft para smartphones , mas no malfadado, mas atraente, ambiente MeeGo, desenvolvido em conjunto pelo próprio fabricante baseado em Espoo e o norte-americano MeeGo.
Estamos falando do Nokia N9, telefone que a empresa definiu como um terminal especialmente voltado para o viés do desenvolvedor, além de uma plataforma experimental. Tanto é que o Nokia N9 não está à venda oficialmente em sentido global, mas apenas cerca de vinte países possuem pontos de distribuição para este terminal, sendo necessário recorrer ao mercado internacional se quiser entrar em uma região que não está dentro do programa de vendas do dispositivo.
Como um dispositivo experimental declarado, o Nokia N 9 está passando por todos os tipos de intervenções. Aquele que os caras do NITDroid fizeram sob o nome de Project Mayhem é o último deles. Eles tentaram portar a última versão do sistema operacional do Google para o telefone, com o qual a Nokia marcou um novo começo enquanto pressionava o freio. No momento, nem todas as opções do Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich estão totalmente operacionais no Nokia N9, embora muitas das funções operem normalmente, apontando para melhorias futuras que irão expandir a qualidade de serviço da plataforma. neste dispositivo.
Entre os comandos que estão funcionando nesta primeira versão do Project Mayhem vemos que o Nokia N9 e o Android 4.0 comunicam se se trata de explorar as opções do Bluetooth, o acelerômetro (aquele detector de posição que regula o conteúdo da tela com base na orientação telefone), conector USB, navegador do YouTube, upload de conteúdo para a memória interna ou reprodutor de mídia. Ainda existem funções que, embora presentes, não se refletem no sistema. A recarga da bateria, por exemplo, funciona normalmente, embora não haja notificações que reflitam a energia da unidade.
Como dizemos, o Nokia N9 é o precedente claro dos dois Nokia Lumia de referência no catálogo finlandês. O design desses terminais é o mesmo que fundou o N9, capitalizando a atenção em um chassi monobloco de policarbonato reduzido à sua expressão mínima. Na verdade, o Nokia N9 nem tem botões "" no caso do Lumia, o espaço operacional da tela é reduzido para adicionar as teclas capacitivas que o Windows Phone requer "", mas o gerenciamento do sistema é executado através de comandos multitoque, o que dá ao controlador MeeGo um personagem muito atraente.
