Foi feito para implorar. É o primeiro celular com MeeGo e já foi colocado à venda. Certamente você se lembra: é o Nokia N9. Trata-se daquele telefone que surpreendeu pelo seu design e pela referida plataforma, desenvolvida em conjunto pela empresa finlandesa e a norte-americana Intel.
Esse aparelho, equipado com um sistema de controle chamado Swipe, e que funciona sem botões, está à venda hoje, conforme informa a multinacional de Espoo. O Nokia N9 está disponível em dois modelos, dependendo da memória interna. O que tem 16 GB de capacidade custa 480 euros, enquanto o que quadruplica até 64 GB custa 560 euros, embora o preço final possa variar consoante o país onde é adquirido.
E nos referimos a esta nuance do país onde é comprado porque a Nokia nos confirmou que o Nokia N9 não estará disponível para venda na Espanha através de distribuidores no próprio país. Sendo assim, teríamos que recorrer a lojas internacionais, como Amazon, Expansys ou Play.com, caso realmente estivéssemos interessados em ter esse smartphone peculiar.
Como já dissemos, são três os pontos de interesse que tanto despertam a curiosidade sobre o Nokia N9: o fato de ser o primeiro celular com sistema MeeGo (e uma interface que lembra muito a Symbian Anna), seu peculiar design elegante e sem botões, e o sistema de controle de furto. Neste último caso, Swipe é uma forma de gerir as opções do telemóvel fazendo gestos no seu ecrã, uma vez que, como já referimos, o Nokia N9 dispensa teclas físicas na parte frontal.
Tecnicamente, o Nokia N9 carrega um 3,9 - tela AMOLED polegadas com uma resolução de 854 x 480 pixels e uma câmera de oito megapixels que os registros de vídeo HD. O apelo da câmera está em sua lente, uma Carl Zeiss muito brilhante que captura imagens de alta qualidade.
Disponível em três cores (magenta, ciano e preto), o Nokia N8 possui processador de um GHz de potência, além de chip NFC. O NFC é um componente da moda entre os smartphones de última geração (embora seja um recurso que a Nokia já instalava em alguns de seus terminais anos atrás). É usado para estabelecer um sistema de conexão de proximidade. Suas aplicações práticas vão desde a opção de usar o celular como portal de pagamento até a instalação de perfis no telefone queTransforme-o em uma chave para entrar no quarto que nos foi atribuído por um hotel como inquilinos, entre muitos outros.