Um dos grandes trunfos do novo iPad é a possibilidade de utilizar redes móveis de quarta geração (4G ou LTE). No entanto, essa capacidade é limitada para os usuários viciados em videochamadas com o programa específico da Apple: aquele conhecido pelo nome de FaceTime. Aparentemente, ainda há problemas para realizar essa prática fora de hotspots wi-fi.
Embora na Espanha ainda estejam sendo realizados os últimos testes para disponibilizar esse tipo de conexão à população, nos Estados Unidos já está funcionando há algum tempo. Durante o último Mobile World Congress 2.012 realizado em Barcelona no final de fevereiro passado, a Movistar apresentou sua rede 4G aos participantes da feira de tecnologia, que atingiu downloads de até 70 Mbps.
Por outro lado, o novo iPad foi colocado à venda nos Estados Unidos em 16 de março; na Espanha você ainda tem que esperar até o próximo dia 23 de março para desfrutar. Além disso, em países onde a conexão móvel 4G já está tão consolidada como é o caso dos Estados Unidos, os usuários do novo tablet da Apple já estão enfrentando os primeiros problemas, principalmente ao realizar videoconferências.
Aparentemente, e de acordo com o portal The Verge, eles próprios tentaram realizar esta prática e o resultado foi um fiasco. Aparentemente, o conhecido aplicativo para fazer chamadas de vídeo, continua a funcionar apenas quando o tablet da Apple está conectado a um ponto sem fio WiFi. Aspecto que limita a sua utilização e que os clientes só podem usufruir desta função em casa ou no escritório.
Para ser mais exato, os editores da publicação tentaram fazer uma videochamada usando a rede LTE da Verizon. Assim que a convocação começou, o FaceTime deu uma mensagem de aviso. Afirmava que a conexão era impossível e o cliente era encaminhado para o ícone "configurações" na tela principal e para ativar a conexão WiFi da invenção. Além do mais, a mensagem é clara: " conecte-se a uma rede WiFi para usar o FaceTime ."
Enquanto isso, o protocolo Apple é castrado, conforme discutido, para operadoras que não querem ver linhas saturadas. Além do mais, atualmente na Espanha, a videoconferência com FaceTime fora de casa é impossível, a menos que o famoso Jailbreak tenha sido feito e algum código tenha sido modificado nas preferências do dispositivo.
Da mesma forma, deve-se lembrar que o FaceTime - aplicativo nativo da Apple - funciona apenas com computadores da marca Apple; Em outras palavras, não é multiplataforma e está fechado para outros usuários. Para fazer isso, e se você quiser fazer chamadas de vídeo com outros usuários (Android, Symbian, etc…), você sempre pode usar programas como o Skype que permitem que você use esta função com redes WiFi e 3G ou 3,5G, que é o máximo permitido pelas redes espanholas hoje.
Segunda imagem: The Verge
