Índice:
O facelift do Google com Nexus, depois de saber que os próximos telefones da marca próprios não vêm com esse nome, você acaba se confirmando com filtragem de sua Pixel Lançador, que irá substituir o até então Nexus Lançador (que em Já foi uma evolução do Google Now Launcher) e agora está disponível para download.
O que é um lançador?
O Launcher (launcher, em espanhol), para quem não conhece, é a tela inicial de um smartphone Android, personalizável e de onde você pode acessar o menu do aplicativo, bem como os widgets que o usuário selecionou. Algo que atualmente só encontramos no Android, ao contrário do iOS, que o direciona diretamente para o menu do seu aplicativo sem qualquer personalização.
O que há de novo no Pixel Launcher
Embora geralmente o que encontramos no Pixel Launcher seja uma repetição do Nexus Launcher, é nas pequenas diferenças que veremos a diferença. Para começar, o buscador Google em forma de barra fica um pouco menos proeminente ao se tornar apenas uma letra “G” no canto superior esquerdo, com as mesmas funcionalidades de sempre, sim.
Outra variação, desta vez com um pouco mais de peso, é a substituição da aplicação clássica de gaveta por uma persiana invertida, que partiria de baixo para cima e nos permitiria visualizar todas as aplicações que descarregou para o terminal. Deslizando a cortina para baixo novamente, retornaríamos ao Launcher. Uma ligeira mudança que, uma vez acostumada, pode tornar nossa navegação um pouco mais leve, sem ser inovadora também, sim.
Finalmente, e isso não é mais uma variação, a última versão do Google Launcher vem com um novo repertório de papéis de parede para o seu dispositivo Android, dividido nas categorias A Terra, Paisagem, Paisagem Urbana, Vida e Texturas, personalizáveis para que pode variar automaticamente a cada dia que passa.
Lembremos que estamos no meio da temporada de apresentações, portanto previne-se que em breve tenhamos novidades dos novos terminais Google Pixel com os quais se pretende enfrentar a Apple e seu iPhone, contando com a própria produção de telefones, fabricados pela HTC (e pela Sony, se levarmos em conta a câmera) pelo menos no caso dos próximos Google Pixel Sailfish e Pixel XL Marlin, que verão a luz do dia em 4 de outubro. Esses terminais virão com o Pixel Launcher por padrão e prevemos isso com a versão 7.1 do seu sistema operacional Android, uma pequena dica que seu Launcher nos dá, que também vem com essa numeração na versão de download.
Se você quiser já em seu terminal, baixe o APK do Pixel Launcher e os papéis de parede aqui, mas lembre-se que ainda não são links oficiais.