A Xiaomi estaria trabalhando para que seus celulares pudessem gravar vídeo com qualidade 8K, um padrão que substituirá 4K em um futuro não muito distante. O boato é conhecido por meio da nova versão beta da camada de personalização MIUI 11, que esconde um código dentro do aplicativo da câmera que revela uma nova possibilidade de gravação: 7.680 × 4.320 pixels, ou o que é igual, 8K.
Nem todos os celulares da empresa estariam prontos para 8K. Na verdade, nenhum modelo com processador Snapdragon 855 poderia desfrutar dessa qualidade. E é que as características técnicas do chip suportam 4K e 60fps como a mais alta qualidade de gravação de vídeo. A menos que a Xiaomi tenha criado um algoritmo de compressão incrível, o mais normal é que não poderemos desfrutar desta gravação de vídeo até a próxima geração de terminais alimentados pelo sucessor do Snapdragon 855+. De qualquer forma, o novo Snapdragon 865 deve ser anunciado em breve, pois será o novo SoC de celulares de última geração que conheceremos no início de 2020.
Deve ser lembrado que a Xiaomi não estaria na vanguarda nestes 8K no setor de telefonia móvel. Dispositivos como o Nubia Red Magic 3 ou Asus ROG Phone 2 já podem conseguir isso, embora a taxa máxima obtida seja de 24 fps. O positivo da empresa asiática é que quer ultrapassar essa marca para se tornar a primeira empresa a atingir um índice de 30 fps nessa qualidade para um smartphone. Logicamente, poderíamos gravar com uma qualidade impressionante, mas também com alguns contras. Gravar em 8K a 30fps significaria ter uma grande quantidade de espaço, já que cada vídeo de alguns segundos ocuparia muito espaço. A isso deve ser adicionado o consumo de energia, que afetaria diretamente a bateria do dispositivo.
Apesar disso, o desafio existe e não sabemos o que o fabricante nos irá surpreender no futuro. Quem sabe se não vai lançar um supermóvel com uma bateria enorme, muito espaço e o mais recente processador Qualcomm para tirar o máximo proveito dos 8K. Como dizemos, isso não acontecerá em pouco tempo. O normal é que teremos que esperar até bem em 2020 para encontrar o candidato Xiaomi que nos oferecerá essa possibilidade de gravação.
