Tizen é a chave que abre as portas para uma certa independência para a Samsung em relação ao seu grande aliado, o Google, e a linha que mantém com a Microsoft. No ano que vem, a sul-coreana manterá três ecossistemas em sua estrutura de dispositivos, coexistindo assim a plataforma que a Intel desenvolveu em conjunto com Android e Windows Phone.
Este ambiente, que ocupa a filosofia começou com MeeGo e que serão acomodados no Bada OS espaço "" sistema operacional que teve o seu momento no Samsung Wave família de terminais "", é focado no multiplataforma caráter, por isso vamos vê-lo em computadores de bordo em carros, bem como em tablets e até mesmo eletrodomésticos. E, claro, em smartphones.
Precisamente os smartphones é o mais recente que se conhece a este respeito. E é que o primeiro celular equipado com o sistema Tizen já é uma realidade. Pelo menos na fase de protótipo, embora totalmente operacional. Este dispositivo já estaria nas mãos de alguns operadores com os quais a Samsung pretende estabelecer laços com vista à comercialização desta linha de terminais. A mídia sul-coreana ZDNet revelou que certas operadoras de telefonia do país asiático estão examinando os atrativos desse smartphone para estudar a possibilidade de colocá-lo em circulação no primeiro semestre de 2014.
Os últimos rumores que tinham havido a este respeito indicavam que durante o primeiro trimestre do próximo ano a Samsung iria revelar oficialmente a equipe baseada em Tizen, que convidou a pensar sobre a possibilidade de que CES 2014 ou Mobile World Congress 2014 servem de cenários para tirar o pulso do mercado de acordo com a possível penetração dessa linha de aparelhos.
Apesar de tudo, da Samsung eles se limitaram a mostrar as possibilidades do novo sistema em câmeras inteligentes e, surpresa, em uma geladeira. Todas as indicações que estão disponíveis até agora da presença do Tizen em um telefone chegaram até nós na forma de vazamentos, apontando para possíveis adaptações do Samsung Galaxy S4 às necessidades daquela plataforma.
As imagens conhecidas até agora apresentam o Tizen como um ambiente que fica graficamente a meio caminho entre a interface TouchWiz "" que evoluiu no equipamento Samsung através dos terminais Wave e Galaxy "" e visto no MeeGo.
Lembremos que o MeeGo foi um projeto com a mesma vocação multiplataforma que o Tizen terá, embora os planos da Nokia de desenvolver esse caminho tenham sido abruptamente interrompidos pela reviravolta que a empresa finlandesa fez na direção da Microsoft, com o desenvolvimento de equipamentos Lumia baseados em Windows Phone ”” algo que acabou enterrando não só o caminho iniciado com o Nokia N9, mas também as linhas Symbian 3 e Nokia Belle ””.
Assim, graças às primeiras operadoras que vão testar o Tizen, nos próximos dias poderemos ter mais indicações sobre como a Samsung vai adicionar ao mercado uma nova plataforma que vai competir com Android, iOS, Windows Phone e outras que vão tentar se consolidar durante 2014.
