Usuários de IPhone e iPad estavam inquietos no último sábado à noite. A tradição da Apple de cometer erros na programação de seu sistema operacional para celulares e tablets quando se trata de identificar corretamente a mudança do horário de inverno tem deixado pessoas e estranhos de cabeça para baixo nos últimos anos. E embora desta vez a plataforma iOS 7 tenha se comportado bem, não conseguiu realizar o processo sem nenhum incidente.
Por meio do Apple Insider, aprendemos que, embora às três da manhã de sábado a domingo, o relógio voltou a acertar as duas, o calendário não identificou a mudança normalmente. A falha manifesta-se ao consultar a programação diária, de forma que quando for necessário apresentar a hora no respectivo intervalo do dia, ela será exibida na tela como se o sistema não tivesse efetivado a alteração horária. Ou seja, se tivermos um evento agendado para as 17h30, a planilha correspondente do calendário em sua visualização do dia a dia nos mostrará que, de fato, temos o compromisso às 17h30, mas a marca gráfica aparecerá entre os 18:00 e 19:00, em vez de ser entre 17:00 e 18:00
Concordo que desta vez o tapa no pulso da Apple é muito menor do que em ocasiões anteriores. Mas ainda é surpreendente que, ano após ano, eles não façam esta seção funcionar corretamente. Noutros anos, como dizemos, as coisas foram mais longe, evitando que fiquem na cama os alarmes dos utilizadores que tiveram de acordar a determinada hora do domingo em que a mudança de horário entrou em vigor. O último episódio da longa história de inconvenientes derivados do inverno em iPhones e iPads terá que esperar por uma solução: até que a Apple lance uma nova atualização para o iOS 7, o erro na tela continuará.
Já apontamos que essa incidência é menor. Mas se levarmos em conta a trajetória que a firma já percorreu no capítulo sobre as mudanças de horário, e que o iOS 7 já tem muitos erros por trás, que passaram a afetar a bateria e a segurança dos aparelhos. O problema do calendário e do tempo também coincidiu com o fim de semana de lançamento dos novos iPhone 5S e iPhone 5C em nosso país. Desde a última sexta-feira, 25 de outubro, já é possível comprar o novo high-end em Espanha, por preços entre 700 e 900 euros, em formato gratuito, bem como o equipamento que é comparável ao iPhone 5, embora com um design diferente, por 600 e 700 euros. Os quatro principais operadores do nosso país incluíram os dois modelos nos seus catálogos, e a partir de hoje é possível consultar neste meio qual deles é o que mais subsidia a venda destes dispositivos. Em todo caso, todas as propostas contemplam opções de financiamento.