Parece que os telefones dual SIM vieram para ficar. Este tipo de dispositivo, especialmente popular no mercado asiático, proliferou especialmente durante este ano de 2012 para sua distribuição na Europa. A sul-coreana Samsung, pelo menos, quis promover esse segmento, e de fato associou sua marca mais popular, o Galaxy, a essa categoria. Assim, para além dos equipamentos anteriores, o mais recente equipamento a ser apresentado para o mercado global neste sentido, o Samsung Galaxy S DUOS, reúne o design e as funcionalidades de gama média desta família com a possibilidade de instalação de algumas linhas telefónicas.
O mais recente a se juntar a essa variedade foi o Samsung Galaxy Note 2. O celular com a maior tela do mercado e o processador mais poderoso do cenário dos smartphones estará à venda em dezembro próximo em uma edição dual SIM. Assim, pelo menos, será na China, onde será possível obter este dispositivo por cerca de 700 euros, como aprendemos através do Engadget.
Não há notícias se a multinacional sul-coreana planeja um plano de distribuição para os mercados ocidentais, como não se sabia até agora no caso da edição dual SIM do Samsung Galaxy S3 de que falamos na semana passada. Em todo caso, dada a trajetória espetacular que ambos os terminais estão descrevendo, seria sem dúvida uma aposta poderosa por parte do fabricante, visto que não existem smartphones deste tipo de ponta nas lojas da Europa e dos Estados Unidos.
E nos referimos à grande trajetória que o Samsung Galaxy S3 e o Samsung Galaxy Note 2 estão apresentando devido às vendas que estão registrando. O S3, você sabe, vendeu mais de 30 milhões de unidades. Mas o Note 2 não fica atrás: segundo os últimos dados oficiais da empresa, nos dois meses que está no mercado desde que foi colocado à venda, já conseguiu seduzir mais de cinco milhões de utilizadores.
Ou pelo menos são cinco milhões de aparelhos vendidos neste período, o que é especialmente relevante se tivermos em conta que não é um terminal particularmente barato e que, pelas suas características, não é o tipo de smartphone orientado para um público maioritário. Com isso, confirma-se o sucesso da empresa sediada em Seul em ter desenvolvido esse conceito que nos será muito familiar durante o iminente 2013.
E o fato é que não são poucos os fabricantes que parecem estar aderindo à moda de celulares de cinco polegadas ou maiores no próximo ano. Sony ou HTC parecem já ter preparado suas propostas a esse respeito, e a própria Samsung se atreverá a colocar seu próximo Samsung Galaxy S4 em um formato muito próximo "" Corre o boato de que terá uma tela de 4,99 polegadas. Nesse sentido, teria sido a LG sul-coreana que errou prematuramente nesta proposta, visto que o seu LG Optimus Vu circulou sem dor nem glória ao longo deste 2012.
