Boas notícias vêm de territórios asiáticos. A sul-coreana Samsung estrelou um novo vazamento em que um documento aparentemente oficial revela os planos desse fabricante de atualizar seus smartphones para a versão mais recente do sistema operacional Android, Android 4.4.4 KitKat. De acordo com este documento, a Samsung já possui as atualizações do Android 4.4.4 KitKat praticamente prontas para celulares como o Samsung Galaxy S4 e o Samsung Galaxy Note 3 Neo. Mas também,outros terminais como o Samsung Galaxy Note 2 e o Samsung Galaxy S4 Mini aparecem como "pendentes" no documento, o que significa que existe a possibilidade de que eles também acabem atualizando para a versão mais recente do sistema operacional Android.
Embora o documento não tenha sido oficialmente confirmado pela Samsung, sua estrutura é semelhante à de documentos vazados anteriormente que acabaram se revelando verdadeiros. Nesse caso, o documento indica que os testes de atualização do Android 4.4.4 KitKat para o Samsung Galaxy S4, o Samsung Galaxy S4 LTE e o Samsung Galaxy Note 3 Neo estão em sua última fase, o que significaria que o lançamento da atualização é iminente. Por outro lado, o Samsung Galaxy Note 2 e o Samsung Galaxy S4 Mini, juntamente com o Samsung Galaxy Grand 2, parecem estar em uma fase de testes ainda prematura, embora o documento indique que esses telefones também começarão a receber a atualização do Android 4.4.4 KitKat durante o mês de novembro.
O dado que provavelmente vai gerar mais polêmica entre a comunidade de usuários da Samsung é o fato do Note 2 poder ser atualizado para Android 4.4.4 KitKat enquanto o Samsung Galaxy S3, um celular lançado em data semelhante, não receberá atualizar Android 4.4.2 KitKat. Embora seja verdade que ambos os celulares chegaram às lojas em datas semelhantes, a razão para essa diferença é outra: o Samsung Galaxy Note 2 incorpora 2 GigaBytes de RAM, enquanto o Samsung Galaxy S3 tem apenas uma memória RAM de 1 GigaByte. Na verdade, a versão asiática do Samsung Galaxy S3 que incorpora 2 GigaBytes de RAM foi oficialmente atualizada para Android 4.4.2 KitKat. Em resumo, o principal motivo da Samsung quando se trata de deixar de lado as atualizações móveis está na capacidade que este telefone pode ter de mover uma versão superior do sistema operacional Android com fluência.
Em relação à atualização do Android 4.4.4 KitKat, estamos falando de um arquivo que não trará grandes mudanças na interface (pelo menos em comparação com o Android 4.4.2 KitKat), e será principalmente uma atualização destinada a conserte pequenos bugs e conserte algumas falhas de segurança. No início de novembro saberemos se esse vazamento é verdade.
