As primeiras análises do Samsung Galaxy Note 7 estão considerando-o como o melhor smartphone Android que existe atualmente no mercado. Teremos que esperar para tê-lo em nossas mãos para podermos fazer tal afirmação, mas aparentemente nem tudo que reluz é ouro. E, embora nenhum de nós vá fazer testes de resistência num aparelho que custa mais de 800 euros, alguns YouTubers fazem. Um dos mais conhecidos é o JerryRigEverything e sua nova vítima foi o novo terminal Samsung. Os testes foram os habituais:risque a tela e outras partes do terminal com pontas diferentes, queime, tente entortar e outras coisas escandalosas. Os resultados foram, no mínimo, surpreendentes.
JerryRigEverything é conhecido por colocar todos os excelentes dispositivos em seus testes de estresse. Nenhum escape. Assim como outros YouTubers realizam testes de colisão do terminal para ver como ele se comportaria em um ambiente um pouco mais real, nosso protagonista está mais interessado em testes extremos. Mas o melhor é que você vê com seus próprios olhos como reage o novo Gorilla Glass 5 que foi usado no Samsung Galaxy Note 7.
A primeira coisa que vemos no vídeo é um unboxing do Samsung Galaxy Note 7. Após nos mostrar o novo terminal da empresa coreana, passamos pelos testes de estresse do mesmo. O primeiro teste é arranhar a tela com diferentes tipos de pontas, deixando o terminal bastante danificado do número 4. Os resultados confirmam que o Samsung Galaxy Note 7 é menos resistente a arranhões do que seu predecessor, o Samsung Galaxy Note 5.
O próximo teste é arranhar, com a ponta de um cortador, o botão iniciar para ver como o leitor de impressão digital reage. Após o teste, podemos ver claramente no vídeo que o leitor de impressão digital para de funcionar. Este resultado contrasta com o obtido por outros terminais topo de linha, como o LG G5, que foram submetidos ao mesmo teste, que continuaram a funcionar mesmo com o botão seriamente danificado.
Uma vez verificada a resistência do botão start, podemos ver como, com o mesmo cortador, o protagonista arranha as laterais do terminal, inclusive os botões de volume. Depois, a vítima é o vidro que protege a câmera traseira, que é punida com o mesmo cortador com que são feitos os testes anteriores. Nem mesmo a S Pen escapa desse teste, ficando seriamente danificada quando a cortadora é usada nela.
Para testar a resistência do vidro incluído na parte traseira do terminal, o protagonista do vídeo usa uma das pontas que mencionamos anteriormente. Como você viu, novamente, o vidro está bastante danificado.
Depois de verificar a resistência a arranhões do terminal, passamos no teste de queima. Consiste em aplicar calor à tela por meio de um isqueiro. O Samsung Galaxy Note 7 dura cerca de 8 segundos antes que os primeiros pixels fiquem brancos. Alguns de seus rivais, como o Samsung Galaxy S7 sem ir mais longe, resistiram mais.
Finalmente, o Note 7 é submetido a um teste de dobramento, talvez o teste mais útil para o nosso dia a dia com o terminal. Levando em consideração sua tela de 5,7 polegadas, podemos pensar que, se sentarmos nela, ela poderá entortar. Nos testes, o protagonista do vídeo tenta dobrar o terminal com toda a vontade, mas não recua. Assim, podemos dizer que o Samsung Galaxy Note 7 é bastante resistente a flexões.
Como mencionamos no início, o que vimos são testes realmente extremos que nenhum de nós vai fazer em casa. Porém, é bom saber que, se queremos manter a parte de trás e a tela sem arranhões, não faria mal comprar um bom protetor.
