As novidades da sul-coreana Samsung para a reta final deste ano não foram apenas levadas a cabo pelo esperado Samsung Galaxy Note 4, como também assistimos a outras surpresas como, por exemplo, a apresentação do Samsung Galaxy Note Edge. O Note Edge é um smartphone de última geração que incorpora uma tela lateral que funciona de forma independente da tela principal, permitindo ao usuário acessar determinadas opções e aplicativos sem ter que abandonar o conteúdo que está visualizando na tela principal.
Mas o Samsung Galaxy Note Edge está longe de ser o primeiro celular com uma tela adicional da Samsung, e para encontrar as primeiras evidências que esta empresa fez com telas auxiliares nos smartphones deve voltar ao mês de novembro do ano de 2010. Estamos falando de uma época em que o sistema operacional Android ainda estava começando a andar com pés de chumbo em um mercado de telefonia móvel que estava a anos-luz de distância das cotas de usuários que as grandes empresas administram hoje. Em meio a todo esse cenário, a Samsung decidiu lançar o Samsung Continuum, smartphone que não só veio de fábrica com o sistema operacional Android em sua versão do Android 2.1 Eclair, mas também incorporou uma tela auxiliar localizada abaixo da tela principal.
Para ser um celular de uma época em que ainda havia tanto interesse por smartphones o fato é que o sistema dual-screen da Samsung foi um passo em inovação dentro do mercado de telefonia móvel importante. Em uma tela lateral semelhante ao jeito do Samsung Galaxy Note Edge, o assistente de tela 1.8 polegadas com resolução 480 x 96 pixels do Samsung Continuum servia para mostrar notificações RSS, Twitter e Facebook, além de permitir também controlar a reprodução música everificar e-mails recebidos. Dentre as especificações técnicas do Samsung Continuum poderíamos atender a recursos como um processador Exynos 3 de um núcleo operando a 1 GHz, 336 megabytes de memória RAM, 2 gigabytes de armazenamento interno, uma câmara principal de cinco megapixels e uma bateria com 1.500 mAh de capacidade. O Samsung Galaxy Note Edge, por sua vez, vem com especificações como um processador quad- core rodando a 2,7 GHz,3 gigabytes de memória RAM, 32 / a 64 gigabytes de armazenamento interno, uma câmara principal 16 megapixels e uma bateria de 3000 mAh.
Deixando de lado essa curiosidade, vamos lembrar que o Samsung Galaxy Note Edge apresentado esta semana pela Samsung chegará às lojas no final deste ano de 2014. No momento, a disponibilidade deste smartphone no mercado é desconhecida, e na verdade ainda não foi confirmado se chegará ao mercado europeu. A única coisa que está clara no momento é que o Note Edge estará disponível em duas cores: negro de fumo e branco congelado.
