Uma das piadas recorrentes após a apresentação do iPhone 5 era saber quando os primeiros rumores do iPhone 6 "" começariam a ser notados ou como se chama o modelo que a Apple apresentaria em 2013. Mas veja onde, a Samsung parece ter superado também neste campo: já temos a primeira pista sobre o próximo supermóvel da empresa sul-coreana. Fontes da ZDNet Ásia foram as que levantaram a perdiz, garantindo que a empresa sediada em Seul está trabalhando para ter o Samsung Galaxy S4 pronto para sua apresentação no Mobile World Congress do próximo ano, com o que seria em fevereiroquando a quarta geração da bem-sucedida família Galaxy S viu a luz.
Recursos conhecidos até agora? Poucos, mas estão começando a ser desenhados. A já citada mídia responsável pelo vazamento garante que o Samsung Galaxy S4 chegará com uma tela maior do que a vista no Samsung Galaxy S3, embora menos do que a que equipa o primeiro Samsung Galaxy Note. No total, parece que veremos um painel de cinco polegadas no futuro e um smartphone recentemente comentado, com o qual a Samsung definitivamente abandona o conceito de celular para usar em seus telefones de última geração e abraça abertamente o que muitos chamam de phablet ou tabletphone . A tecnologia da tela será OLED, embora não esteja claro se serão os novos sistemas que foram alcançados nesta categoria ou a variação AMOLED que vimos nesta família do Samsung Galaxy S GTi-9000 continuaria a funcionar.
Em relação ao design, a Samsung irá incorporar algumas modificações no invólucro externo do modelo internacional, embora seguindo a linha estabelecida com o Samsung Galaxy S3. As versões que são comercializadas nos Estados Unidos serão um pouco mais diferentes, a fim de barganhar possíveis problemas ligados ao uso não autorizado de patentes estrangeiras.
O Samsung Galaxy S4, insistem as fontes geridas pela ZDNet, será totalmente compatível com as redes LTE, independentemente das bandas utilizadas nas diferentes regiões do globo onde é colocado à venda. Esta carta seria uma mensagem direta à Apple, cujos sistemas LTE instalados no novo iPad e iPhone 5 não se dão muito bem com as redes europeias "" uma vez que só funcionam no Reino Unido e na Alemanha.
Segundo os responsáveis por este boato, a Samsung seguiria uma política de lançamento com este Samsung Galaxy S4 semelhante à que desenvolveu com o Samsung Galaxy S3, pelo que apenas um mês após a sua apresentação o novo carro-chefe estaria à venda nos principais mercados. O atraso máximo, acrescentam, seria de apenas alguns meses.
Se esta informação se confirmar, a Samsung continuará a apertar as porcas na Apple, algo que já começou a fazer com o Samsung Galaxy S2 e que se manifestou claramente com o Samsung Galaxy S3, cujas vendas em 100 dias ascenderam a mais de 20 milhões de unidades. As expectativas do fabricante asiático apontam para a comercialização de 30 milhões de aparelhos até o final do ano.
