A Samsung poderia agregar ao seu próximo carro-chefe, o novíssimo Samsung Galaxy S5, uma tecnologia que permitiria ao usuário gerenciar algumas funções do telefone por meio de gestos com a cabeça. Não é a primeira vez que a Samsung trabalha com tecnologias de gestos para seus smartphones . Com o lançamento do Samsung Galaxy S4 em março do ano passado, a coreana lançou o Air View e o Art Gesture para realizar determinadas funções passando a mão sobre o telefone, sem tocar na tela; o Smart Pause, para pausar a reprodução do vídeoquando o usuário para de olhar ou adormece. São funções nativas que só existem neste dispositivo e que distinguem, de alguma forma, o atual carro - chefe da Samsung dos outros smartphones que já podemos encontrar no mercado.
O fato é que o médium Sammobile acaba de divulgar a notícia de que o coreano apresentou um pedido de patente que pretende dar mais um passo no controle de seus smartphones por meio de gestos. A lista de patentes descreve funções interessantes como acenos e piscadelas que servirão para realizar funções muito específicas a bordo do terminal. Seria interessante, por exemplo, se um gesto com a cabeça para a esquerda nos permitisse voltar à última página que visitamos com o navegador e para a direita, nos levaria à próxima.
A mesma patente nos informa sobre outro gesto que também nos ajudaria no desempenho de certas funções. Ao detectar o movimento que o usuário faz com a cabeça, as imagens capturadas podem ser divididas em várias seções para posterior edição ou funções específicas podem ser executadas sem a necessidade de tocar no terminal a qualquer momento. Para tudo isso, parece que o registro desta patente incluiria toda uma série de controles de gestos avançados que não foram totalmente especificados aqui. Mas, você pergunta, e quanto à aplicação dessas tecnologias ao Samsung Galaxy S5 que está por vir?
Bem, você pode pensar que a data de publicação desta patente (apenas dois dias atrás ela veio à tona) é muito recente para que esses recursos sejam integrados tão rapidamente no próximo carro-chefe da empresa. Não podemos perder de vista que o aparelho poderá ser apresentado em abril deste mesmo 2013. No entanto, sabemos que a patente já foi registrada em julho de 2013. Portanto, não seria surpreendente se o Samsung Galaxy S5 fizesse parte ou todas essas funções inteligentes para um passeio.
As últimas informações que temos sobre este lançamento vêm do vice-presidente da Samsung, Lee Young Hee, que disse à Bloomberg disse que o próximo aparelho da Samsung aconteceria em abril. Por sua vez, indicou que o telefone pode ser revestido com uma caixa de plástico e materiais metálicos, pormenor que agradará aos utilizadores especialmente obcecados com o design deste terminal. Por fim, parece que a empresa está estudando seriamente a possibilidade de integrar um sensor de impressão digital ou um leitor de íris ao equipamento que permitiria isso competir de frente com o iPhone 6 que virá.
