Ontem adiantamos que o Samsung Galaxy S5 poderia ser apresentado à sociedade no dia 23 de fevereiro, véspera da comemoração do Mobile World Congress 2013. Mas como será o próximo carro-chefe coreano? Em declarações à Bloomberg, o vice-presidente da empresa, Lee Young Hee, indicou que a Samsung pretendia fazer uma mudança radical no design dos seus próprios equipamentos, embora na altura não quisesse dar mais pistas. Algumas das mudanças mais esperadas estão diretamente relacionadas aos materiais. E é que, na opinião de muitos usuários, a empresa deveria abandonar a fabricação de caixas plásticas para mudar para metais. Além dessa polêmica, que nos parece pequena, há outra questão que está mais intimamente ligada ao design e às funções do próprio smartphone . O Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (UPSTO) acaba de abrir a Caixa de Pandora com a concessão de uma nova patente de design à Samsung. Os gráficos mostram a existência de um novo smartphone da família Galaxy que não possui botões físicos na parte frontal.
Em primeiro lugar, cabe destacar que o pedido de patente da Samsung foi depositado em 20 de julho de 2012, logo após a firma ter depositado outra patente para um telefone com as mesmas características no escritório. O facto é que, tendo em conta que a patente foi depositada há tanto tempo, não seria de estranhar que a ausência de botões pudesse vir a ser protagonista do próximo design do Samsung Galaxy S5 ou mesmo do Samsung Galaxy Note 4 que a empresa apresentará no final de ano. Mas isso não é tudo que temos a comentar sobre esses esboços. E é que um dos desenhos mostra um retângulo na parte traseira direita do computador. Este é o lugar reservado para oSensor de impressão digital Samsung Galaxy S5 ? Considerando que este é um dos rumores que tem sido mais insistido nos últimos meses, aumenta consideravelmente o número de probabilidades de que esta imagem pertença à quinta geração do carro-chefe da Samsung.
Na parte de trás do dispositivo encontramos a respectiva câmera com flash e o que poderia ser um alto - falante, localizado na parte inferior. Nos mesmos desenhos, observa-se a existência da clássica saída de 3,5 mm para fones de ouvido e botão liga / desliga.
De qualquer forma, parece que para esclarecer como será o próximo Samsung Galaxy S5 e quais serão suas características técnicas, teremos que esperar um pouco. As previsões mais otimistas são para a apresentação no dia 23 de fevereiro, embora seu lançamento oficial não deva se estender além de março. Rumores dizem que o aparelho vem equipado com uma grande tela de 5,25 polegadas e resolução de 1440 x 2560 pixels. O processador pode ser denominado Exynos e 64 bits. A tudo isso, teríamos que adicionar uma RAM de 3 GB (no mínimo) e a integração de uma das últimas versões do sistema operacional doGoogle: Android 4.4.2 (KitKat). A câmera principal na parte traseira do equipamento pode carregar um sensor ISOCELL que varia entre 16 e 20 megapixels. Uma das novidades mais esperadas residiria, sem dúvida, no sensor de impressão digital. Na opinião da maioria dos futuristas, porém, a Samsung poderia ter estudado a integração ao equipamento do primeiro scanner de íris do mercado.
