O Samsung Galaxy S5 pretende ser o novo rei do segmento Android e as pistas sobre seus componentes não deixam ninguém indiferente. O último vazamento sobre sua suposta ficha técnica refere-se ao processador, um Exynos de oito núcleos com arquitetura de 64 bits que levará a energia a um novo nível, mas não seria a única peça a ir nessa direção. O blog SammyHub revelou que a empresa já começou a produzir novas memórias RAM para dispositivos móveis, muito mais eficientes do ponto de vista energético e muito rápidas. Samsung se torna a primeira marca a desenvolver o primeiroChip de memória RAM LPDDR4 de 8 Gigabit. Esta peça será lançada em futuros dispositivos móveis, e tudo indica que o Samsung Galaxy S5 pode ser o primeiro a lançá-la.
A nova memória RAM começará a produção em massa no início de 2014, uma data que se encaixa perfeitamente com o lançamento do dispositivo na primavera, não no primeiro trimestre, como discutido anteriormente. O sistema LPDDR4, cuja sigla é a sigla para Low-Power Double-Data-Rate, promete segundo a empresa "o mais alto nível de densidade, desempenho e eficiência energética do mercado". Equipar dispositivos que operam mais rápido, oferecem um tempo de resposta instantânea e podem estender a vida útil da bateria graças ao seu baixo consumo. EstesChips de 8 Gigabit podem ser empilhados em grupos de quatro, para criar um chip de RAM de 4 Gigabyte, que seria o que poderíamos ver no Samsung Galaxy S5. Além disso, o chip é otimizado para dispositivos com telas de alta resolução e , como os rumores apontam para um painel de resolução 2K, tudo se encaixa perfeitamente. Os 4 Gb de RAM combinados com o processador de 64 bits podem dar ao Samsung Galaxy S5 o título de smartphone mais rápido do momento.
O chip foi fabricado com o processo de 20 nanômetros e é capaz de transferir a uma taxa de 3.200 Mbps, o dobro do que a RAM LPDDR3 pode suportar. Como se não bastasse, eles consomem 40% menos energia, um ponto muito importante que afetará significativamente a vida útil da bateria. No momento não foi confirmado que eles serão incluídos no Samsung Galaxy S5, mas não seria surpreendente que a Samsung queira colocar toda a carne na grelha com seu próximo carro-chefe e apostar nesta nova peça. O aparelho poderia ser apresentado em abril e chegaria com tela de 5 ou 5,2 polegadas com resolução de 2K, câmera com sistemaISOCELL para melhorar fotos com pouca luz e a combinação do processador de 64 bits com 4 Gb LPDDR4 RAM. Se os rumores se confirmarem, a Samsung pode dificultar muito as coisas para seus principais concorrentes.
