Os planos da fabricante sul-coreana Samsung de incorporar o sistema operacional Tizen ao mundo da telefonia móvel parecem cada vez mais encontrar cada vez mais obstáculos em seu caminho. O recém-apresentado Samsung Z é um celular que incorpora o sistema operacional Tizen em vez do sistema operacional Android convencional, e seu lançamento estava programado para acontecer ontem (11 de julho) em evento que aconteceu na cidade de Moscou (Rússia). Finalmente, o lançamento do Samsung Z foi cancelado sem Samsungnão dê nenhuma explicação detalhada sobre o motivo desse atraso.
Na verdade, hoje não existe uma data de lançamento para qualquer país em relação à Samsung Z. Após a apresentação do terminal no início de junho, a Samsung parece ter se concentrado exclusivamente na organização de eventos e concursos de desenvolvedores para tentar encorajar os programadores a realizar suas idéias dentro do sistema operacional Tizen. Uma das razões para esta incerteza pode ser devido à elevada competição que existe atualmente no mercado de telefonia móvel associada ao sistema operacional Android, o que se soma à escassez de aplicativos no Tizenpoderia estar causando os atrasos no lançamento deste novo smartphone.
Lembre-se que o Samsung Z é um smartphone que incorpora uma tela de 4,8 polegadas atingindo uma resolução de 1.280 x 720 pixels. No interior encontramos um processador de quatro núcleos operando a uma velocidade de clock de 2,3 GHz em companhia com uma memória RAM de 2 gigabytes. A capacidade de armazenamento interno é de 16 GigaBytes, que também pode ser expandida usando um cartão de memória microSD externo até um máximo de 64 GigaBytes. A câmera principal incorpora um sensor de oito megapixels, que é acompanhado por um flash LED projetado para melhorar a iluminação em fotos tiradas em ambientes escuros. A bateria tem capacidade para 2.600 miliamperes.
Mas a verdadeira novidade do Samsung Z está em seu sistema operacional. Este é o Tizen em sua versão do Tizen 2.2.1, e embora à primeira vista possa parecer um sistema operacional semelhante ao Android, a verdade é que o Tizen é totalmente desenvolvido pela Samsung sem qualquer intervenção do Google. A ideia deste sistema operacional é oferecer ao usuário uma experiência única e personalizada, algo que é complementado por incluir como padrão, além dos designs de interface , aplicativos próprios da Samsung, como S Health, Download Booster ouModo de ultra economia de energia. Ainda teremos que esperar muito para saber se o Tizen pode realmente ser uma alternativa ao Android ou se, como no momento tudo parece apontar, será um sistema operacional que ficará reservado apenas para modelos muito específicos de celulares Samsung.
