Se há uma função na plataforma móvel do BlackBerry canadense que sempre chamou a atenção, é seu serviço de mensagens instantâneas: BBM ou BlackBerry Messenger. Esta aplicação "" ou função "" chegará nas próximas semanas a duas das plataformas rivais: iOS, iPhone e Android. Além disso, a data de lançamento já foi definida: o final deste mês de junho.
O BlackBerry Messenger foi uma das principais reivindicações que a plataforma da empresa teve para atrair novos usuários. E é que esse serviço de mensagens instantâneas que funcionava por meio de números PIN "" número de identificação pessoal de cada aparelho BlackBerry "", era o mais famoso antes de o conhecido WhatsApp chegar ao mercado. Qual foi o principal motivo para este último colocar o gato na água? Que estava presente em todas as plataformas móveis e permitia aos utilizadores de diferentes sistemas operativos comunicarem sem gastar um único euro com SMS; Ou seja, era possível ter um chat ao vivo e do próprio celular.
No entanto, a jogada do BlackBerry foi a seguinte: abrir sua plataforma de mensagens para outros pretendentes e estará presente em duas das plataformas mais populares do momento: iOS da Apple e Android do Google. ”” No Windows Phone da Microsoft não foi não comentou nada no momento ””.
O anúncio de sua chegada aos diferentes sistemas operacionais móveis avançados ocorreu há algum tempo e foi dito que neste verão de 2013 seria o momento em que o BlackBerry Messenger apareceria nas duas lojas de aplicativos online: App Store e Google Play. Embora a data específica não tenha sido anunciada.
Agora foi a operadora norte-americana T-Mobile que gritou no céu anunciando que a plataforma de mensagens chegaria em 27 de junho, embora a empresa canadense tenha saído rapidamente, mais uma vez sai da data exata de seu lançamento e continua a reiterar que eles apenas comentaram que o lançamento está agendado para este verão.
Agora, o que se pode dizer é que nem todas as funções de que dispõem os proprietários de um celular BlackBerry estarão disponíveis nas duas plataformas desde o início. Aparentemente, para que o aplicativo funcione totalmente, teremos que esperar ainda mais. Para dar mais detalhes, a empresa comentou que as funções que se referem à possibilidade de fazer chats em grupo, enviar mensagens de voz ou a possibilidade de partilhar o conteúdo do ecrã com outro utilizador, estarão ausentes num primeiro momento.
Finalmente, para que o aplicativo funcione, os celulares avançados baseados em Android devem ter instalado, pelo menos, a versão Android 4.0 Ice Cream Sandwich. No iOS, o BlackBerry Messenger funcionará em aparelhos que tenham pelo menos a versão 6 do iOS instalada. Ou seja, algumas limitações "" algumas delas bastante pesadas "" poderiam fazer com que os usuários continuassem optando por outras opções no mercado.