O veto imposto à Huawei pelo governo dos Estados Unidos, que começaria no dia 19 de agosto, teria obrigado a empresa a pensar a todo vapor em novas estratégias. Um de seus principais obstáculos é a impossibilidade de continuar usando o Android em seus novos aparelhos. Isso o teria encorajado a criar seu próprio sistema operacional móvel, que poderia ver a luz do dia em menos de um mês.
Alguns rumores afirmam que essa nova plataforma seria chamada de HongMeng OS. No entanto, nas últimas horas, um novo documento do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia vazou, indicando que o nome comercial seria Ark OS. Sabe-se que este software será compatível com todos os equipamentos Huawei (celulares, tablets, wearables e computadores). Richard Yu, CEO da empresa, confirmou a uma mídia chinesa que seu sistema será capaz de rodar qualquer aplicativo Android. Além disso, ele anunciou que o Ark OS será até 60% mais rápido e estável.
E, como o fabricante não poderá mais usar a Play Store, o que acontecerá com a loja de aplicativos? A Apptoide, uma das lojas de aplicativos Android, estaria negociando com a Huawei para se tornar o substituto da Play Store nos dispositivos da empresa. Da mesma forma, o asiático também contaria com a App Gallery, sua própria plataforma de aplicativos, para se afastar permanentemente do serviço do Google. De qualquer forma, neste momento todas essas informações devem ser tomadas com cautela, pois não são oficiais.
É importante destacar que o veto imposto por Donald Trump à Huawei começa em 19 de agosto. Portanto, se você tiver uma empresa móvel até aquele momento, tudo continuará igual. Se não houver soluções nesse sentido, a partir desse dia , os terminais da empresa deixarão de receber atualizações de segurança para Android, deixando-os expostos a vulnerabilidades e problemas de segurança. No entanto, tudo indica que, quando chegar a hora, a Huawei estará pronta e o Ark OS poderá ser a solução. Continuaremos a informá-lo assim que tivermos novos detalhes.