A trégua que o governo dos EUA concedeu à Huawei terminará em 19 de agosto. Portanto, a empresa não tem escolha a não ser trabalhar duro em novas estratégias para continuar no setor de telefonia. Um dos principais problemas é que algumas empresas, entre elas o Google, aderiram a esse bloqueio. Na verdade, o último impedirá a asiática de instalar o Android em seus dispositivos, o que se revelou uma questão muito complicada para a Huawei. De qualquer forma, a resposta do fabricante foi direta: crie seu próprio sistema operacional móvel, que dizem ser mais rápido e seguro que o Android.
Nas últimas horas, novas capturas desta plataforma vazaram, que poderiam pousar sob o nome de Ark OS. Como você pode ver nas fotos que mostramos na galeria abaixo, o Ark OS se parece muito com o Android. Isso ocorre porque a Huawei provavelmente deseja oferecer um alto nível de consistência ao fazer a transição da versão original do Android para seu novo sistema operacional. Dessa forma, os usuários se sentiriam mais familiares e menos propensos a se acostumar com a nova plataforma mais rapidamente.
Ao que parece, os aplicativos Android também serão capazes de rodar no Ark OS, embora sejam oferecidos através da própria loja de aplicativos da empresa. A Huawei não poderá mais continuar usando o Google Apps ou a Google Play Store em seus novos smartphones. Além disso, os usuários poderão instalar arquivos APK em dispositivos com Ark OS, portanto, mesmo que os serviços do Google sejam bloqueados, pode haver uma maneira de implantá-los em smartphones Huawei.
Não levaríamos muito tempo para saber oficialmente como é esse novo sistema. Um executivo da empresa anunciou recentemente que o Ark OS pode chegar em junho. É normal, principalmente considerando que o bloqueio começa no dia 19 de agosto, e que até essa data a Huawei deveria estar tudo bem amarrado. Em qualquer caso, estaremos cientes de novas informações para atualizá-las prontamente.