A japonesa Sony decidiu aproveitar esses primeiros dias de retorno à rotina para anunciar uma nova lista de smartphones que não receberão nenhuma nova atualização de sistema operacional pelo resto da vida útil. O protagonista desta vez é o Sony Xperia C, que foi confirmado que não receberá nenhuma nova atualização e que, portanto, funcionará com a versão do Android 4.2 Jelly Bean pelo resto de sua vida útil.
Desta forma, o Sony Xperia C entra para a lista de celulares que também foram confirmados como "abandonados" em termos de atualizações. Nesta lista podemos encontrar celulares como o Sony Xperia L e o Sony Xperia M, que foram confirmados esta semana pela Sony como terminais que funcionarão nas versões do Android 4.2 Jelly Bean e Android 4.3 Jelly Bean (respectivamente) para o resto das vezes. Se voltarmos aos celulares que são ainda mais antigos no mercado, descobrimos que esta lista de celulares Sony que não receberão nenhuma nova atualização: Sony Xperia SL, Sony Xperia Acro S, Sony Xperia Ion, Sony Xperia Arc S, Sony Xperia S, Sony Xperia Ir, Sony Xperia P, Sony Xperia J, Sony Xperia Miro, Sony Xperia Sola, Sony Xperia Tipo e Sony Xperia L.
Mas provavelmente o anúncio de abandono de atualização mais surpreendente esta semana foi o Sony Xperia SP. Até poucos dias atrás, todos os rumores apontavam claramente para o fato de que o Sony Xperia SP receberia em breve a atualização Android 4.4.2 KitKat, passando assim da versão 4.3 do Android para a versão mais recente do sistema operacional Android. Estes rumores começaram a vapor perder o momento Sony confirmou que a Sony Xperia T, Sony Xperia TX e Sony Xperia VEles não receberiam mais atualizações do sistema operacional, uma vez que esses quatro telefones têm especificações técnicas relativamente semelhantes. E por último, ontem, a Sony também confirmou que o Sony Xperia SP não receberá nenhuma nova atualização do Android.
O Sony Xperia C é um smartphone que foi lançado oficialmente durante o mês de junho do ano de 2013. Desde então, passou despercebido pelo mercado e, de facto, apenas recebeu três pequenas atualizações que não trouxeram novidades notáveis (aliás, uma destas últimas atualizações ocorreu há alguns meses). Estamos falando de um celular muito discreto que incorpora recursos como uma tela de cinco polegadas com resolução de 960 x 540 pixels, um processador MediaTek de quatro núcleos rodando a 1,2 GHz com 1 gigabyteMemória RAM, 4 gigabytes de armazenamento interno, câmara principal de oito megapixels e bateria de 2.390 mAh.