Algumas semanas após a apresentação oficial do Samsung Galaxy Alpha (em meados de agosto), rumores começaram a aparecer na rede sugerindo que a empresa sul-coreana Samsung estava trabalhando em três novos celulares com laterais de metal. Um desses três telefones se tornaria a Samsung SM-A500 (nome comercial a ser definido), que, como acabou de conhecer poderia incorporar uma câmera principal de 13 megapixels acompanhado por um flash LED que tirar fotos com uma resolução máxima de 4128 x 3.096 pixels, algo que coincidiria parcialmente com a informação divulgada há poucos dias.
Este novo SM-A500 chegaria ao mercado acompanhado de dois outros celulares semelhantes, o SM-A300 (com especificações mais simples) e o SM-A700 (com especificações mais sofisticadas). No caso do SM-A500, os últimos vazamentos sugerem que este smartphone vai possuem uma tela de 4,8 polegadas para chegar a uma resolução de 1.280 x 720 pixels. Dentro encontramos um processador Qualcomm Snapdragon 410 de quatro núcleos que operam a uma taxa de clock de 1,2 GHz com uma memória RAM de dois gigabytes. A capacidade de armazenamento interno chegará a 8 GigaBytes (embora algumas fontes sugiram que será de 16 GigaBytes), e resta saber se haverá um slot para cartões de memória microSD externos. A capacidade da bateria será definida em um valor próximo a 2.330 mAh. Como pode ser visto, o novo Samsung SM-A500 não procuraria se destacar por suas características, mas seu ponto forte provavelmente seria o design.
Além de todas essas características, também é dito que o SM-A500 poderia incorporar a mesma interface TouchWiz como padrão que podemos encontrar no recém-apresentado Samsung Galaxy Note 4, mas ainda não se sabe quais são as novidades que essa decisão trará no novo celular gama Galaxy Alpha da Samsung. O que está claro é que nem o SM-A500 nem os outros dois terminais SM-A300 e SM-A500 irão incorporar a S-Pen (caneta digital) que caracteriza os celulares da linha Note.
Por outro lado, no momento existem algumas dúvidas sobre como será finalmente o case destes três novos smartphones da Samsung. Por um lado, há rumores de que a única presença de metal nesses terminais residirá nas laterais, enquanto outros rumores falam que serão móveis totalmente metálicos que buscariam transformar o Galaxy Alpha em uma gama premium com materiais metálicos como principal reclamação para com os clientes. Não devemos esquecer que hoje os celulares de última geração, como o Samsung Galaxy S5 ou o Samsung Galaxy Note 4continuam a ser realizados principalmente por plástico, embora no caso da Nota 4 deva-se notar que os lados que circundam o terminal são de metal.
