Ontem estávamos conversando com vocês sobre o Nokia Searay e o Nokia Ace, dois celulares com os quais parece que a Nokia iniciaria sua jornada junto com a Microsoft com o Windows Phone 7, o sistema operacional Redmond para smartphones. Mas já se sabe: não há dois sem três, e o terceiro em disputa (ou em concordância, para os interesses das multinacionais finlandesas e norte-americanas) é o Nokia Sabre.
O Nokia Sabre poderia ser chamado para completar o trio de estreia da nova geração de telefones da empresa com sede em Espoo, usando um perfil de desempenho próximo ao pouco que sabemos sobre o Nokia Searay, embora mais voltado para a gama média ou econômico.
Através do WinRumors pudemos entrar em contato com algumas de suas supostas características, entre as quais uma tela LCD de 3,7 polegadas com tecnologia CBD (aquele sistema inaugurado no Nokia C7 que promete ótimos resultados de contraste).
Aqui está o primeiro ponto que ilumina as características do Nokia Sabre para colocá-lo em uma faixa mais acessível em comparação com seus irmãos mais velhos: a tela, que deixou de ser AMOLED para ficar em um LCD mais simples. Por outro lado, o Nokia Sabre recuperaria uma das opções que os usuários da firma finlandesa tanto gostavam anos atrás: tampas intercambiáveis. Assim, como vimos, este dispositivo teria uma tampa traseira intercambiável, de forma a personalizar a aparência do Nokia Sabre.
No nível multimídia, o Nokia Sabre parece ter uma câmera de cinco megapixels com função de autofoco, embora não se saiba se gravaria vídeo em qualidade HD (algo provável, se considerarmos que segundo informações do WinRumors o Nokia Sabre integraria processador com uma potência de 1,4 GHz).
Por outro lado, a memória interna do Nokia Sabre seria de oito GB, sem poder prever a opção de expansão da capacidade com cartões microSD (que normalmente permitem a extensão com até 32 GB adicionais). Em qualquer caso, por se tratar de um telemóvel com Windows Phone 7.5 Mango, assume-se a possibilidade de armazenamento de dados no SkyDrive, aquele serviço de memória remota na nuvem que nos permite ter até 25 GB acessíveis através da rede de dados.
Claro, não há nenhuma pista sobre o design que o Nokia Sabre teria, caso seja finalmente um boato que passe a ser verdade, então teremos que esperar até 26 de outubro, no âmbito da celebração do o evento anual mais importante da empresa finlandesa, Nokia World 2011.