É claro que os fabricantes sabem que o usuário, ao adquirir um celular, tem muito em mente a seção fotográfica. E é por isso que seus engenheiros e desenvolvedores colocam toda a carne na grelha para surpreender o potencial comprador no dia a dia. Nada atrás, pelas mãos do fabricante Xiaomi, soubemos que, em breve, eles lançariam o primeiro celular com um sensor de nada menos que 108 megapixels. Agora temos novidades sobre o avanço das lentes telefoto, já que o zoom óptico 8x está em desenvolvimento.
A tendência atual no setor fotográfico é integrar duas ou mais lentes, já que, por enquanto, é impossível ter apenas uma que cubra diferentes ângulos, como acontece nas câmeras profissionais. Às vezes, podemos encontrar celulares com até quatro lentes (um ângulo básico, um grande angular, uma teleobjetiva e um sensor de profundidade para modo retrato) e já é difícil observar celulares que possuem apenas uma única lente principal, pois é raro ver um terminal com quadros na tela.
A empresa Yaguang Electronics Co., localizada em Taiwan, quer começar a conseguir que com uma única lente possamos ter várias opções de zoom óptico. Assim, está desenvolvendo um módulo para uma única câmera com lente periscópica, baseado em lentes de vidro asféricas, com o qual pretende atingir um zoom óptico de 6 a 8 vezes em uma única lente. Esta lente de zoom variável pode ser ainda mais poderosa do que uma configuração de câmera tripla. Esta lente, além disso, graças aos algoritmos do modo HDR e Inteligência Artificial pode supor uma melhora substancial nas imagens tiradas com pouca luz ou à noite.
Graças ao zoom óptico variável, a configuração de três câmeras pode ser eliminada, permitindo que as faixas média e alta carreguem apenas uma, com a conseqüente redução de peso no terminal. Esta solução de lente única ainda está em fase de desenvolvimento, por isso pode levar muito tempo antes da produção em massa. Pelo menos mais alguns anos continuaremos a ver telefones com duas, três e quatro câmeras capazes de tocar em ângulos diferentes.