Índice:
O Google acaba de lançar um novo modo noturno para seus telefones, os da série Pixel, com o qual quer oferecer aos usuários a possibilidade de tirar fotos em ambientes mal iluminados, obtendo bons resultados. Tudo funciona por meio de técnicas chamadas de fotografia computacional.
A nova função foi introduzida com o nome de “Visão Noturna” e é, de acordo com os primeiros especialistas que a experimentaram, uma das tecnologias mais avançadas e eficazes para capturar fotos em cenas com pouca iluminação ou mesmo à noite.
Essa nova tecnologia, que atualiza o modo noturno anterior, só estará disponível - por enquanto - para dispositivos Google. Ou seja, para os Pixels. Assim, você só poderá desfrutar de seus efeitos e vantagens se tiver um celular doméstico no bolso.
iPhone XS com SmartHDR (esquerda) e Pixel 3 com visão noturna (direita)
Como funciona o modo de visão noturna
Como o Google explicou em seu blog, o modo Visão Noturna realiza diferentes cálculos antes de realizar uma captura. A tecnologia leva em consideração o movimento da mão que está segurando o telefone, mas também todos os objetos que estão na cena da fotografia e, logicamente, a iluminação da cena. Desta forma, a Visão Noturna pode calcular quantas exposições tomar e a duração delas.
Em cenas mal iluminadas, ou seja, no escuro, a falta de luz é compensada pelas câmeras que demoram mais para captar a luz. A sensibilidade à luz também é aumentada. Mas isso tem suas desvantagens: embora os resultados possam melhorar um pouco, as imagens costumam ser pioradas por desfoque de movimento ou ruído.
Embora o flash possa ser útil para iluminar a cena, geralmente é muito irritante e produz imagens desfavoráveis. Isso é pior quando o flash é impossível de usar em certos lugares. Isso também falha ao capturar imagens de paisagens ou objetos que estão distantes.
Antes de capturar a imagem, então, o modo Visão Noturna é responsável por avaliar o tremor da mão e o movimento na cena. O que você faz neste caso? Bem, se não houver movimento na cena, o modo escuro pode gastar mais tempo minimizando o ruído; Por outro lado, se o dispositivo estiver se movendo ou houver movimento na cena, a Visão Noturna gasta menos tempo de exposição.
O sistema também é capaz de garantir que, se houver um objeto em movimento na cena, o instantâneo não tenha uma aparência ruim. Em vez de tirar uma foto com muita luz e desfoque, a Visão noturna captura uma explosão com muitas fotos escuras, tornando-as nítidas. É uma forma de evitar a ocorrência de desfoque de movimento. Em seguida, adicione luz à imagem e o resultado é um instantâneo muito mais claro e brilhante.
A câmera pode tirar um total de 15 fotos em apenas 6 segundos. E a partir daí, use a inteligência artificial para coletar informações e finalizar a configuração de uma imagem bem iluminada.
Quando esse novo recurso estará disponível?
Conforme avançou em seu blog, o novo modo Visão Noturna será incorporado aos novos dispositivos Google Pixel por meio de uma atualização do aplicativo Câmera do Google. Mas cuidado, ele só estará disponível para usuários desses computadores. Se você quiser ver quais são os efeitos da Visão noturna nas capturas, você pode dar uma olhada neste álbum compartilhado no Google Fotos.