Índice:
A possibilidade de a Samsung acabar apresentando isso já há muito tempo. Bem, hoje vimos isso pela primeira vez, na Samsung Developer Conference 2018 que começou hoje, quarta-feira, 7 de novembro, em San Francisco. É sobre o biombo que se tem falado muito durante todas essas semanas e que agora, ao que parece, está mais perto do que pensávamos.
A Samsung não lançou nenhum dispositivo que o tenha integrado. Mas ele foi encorajado a mostrar como é. Ainda estamos diante de um protótipo, por isso é cedo para fazer declarações ou previsões para o futuro.
O que sabemos com certeza por Justin Denison, vice-presidente executivo de marketing de produtos móveis da Samsung, é que o que ele estava mostrando ao público não era o smartphone dobrável da casa. No momento, a sul-coreana não revelou mais nada sobre os planos da empresa com essa tela. O que eles não podem evitar, logicamente, é a especulação.
Uma tela AMOLED dobrável
Os relatórios que vazaram até agora nos falam sobre a possibilidade de que a tela AMOLED dobrável possa ser integrada a um dispositivo móvel. Isso mudará consideravelmente o conceito de smartphone que tratamos até agora.
A documentação sugere que o telefone terá um display externo, o que permitirá que seja utilizado como um celular normal. Em seguida, o dispositivo pode ser implantado, em duas partes, para funcionar como um tablet. Uma vantagem interessante para quem usa o smartphone para coisas muito diferentes, como se comunicar pelo WhatsApp, ver mapas ou curtir seus filmes ou séries preferidos.
No último caso, com certeza será ótimo poder desfrutar de uma tela um pouco maior. Tudo indica que terá dimensões de 7,3 polegadas, no total. No momento, nenhuma resolução foi especificada.
Mas isto não é tudo. Porque o novo sistema de tela dobrável da Samsung é especialmente focado na produtividade. Parece que a experiência será muito intuitiva e permitirá aos usuários trabalhar em todas as telas continuamente. Além disso, haverá uma opção - sempre de acordo com essas teorias - que se chamará 'janela multi-ativa', com a qual podem ser executados até três aplicativos ao mesmo tempo.
Já tem um nome: Infinity Flex Display
A tela da Samsung já foi batizada. Não é apenas um painel flexível. É chamado de 'Infinity Flex Display'. Para mostrar isso ao mundo, a Samsung desligou completamente as luzes do auditório. E é que tudo indica que atrás daquela tela um dispositivo real estava escondido. Além disso, a tela em questão estava escondida dentro de uma caixa. A única coisa que o fabricante queria mostrar era a tela em questão. Ainda é cedo para o resto.
A tecnologia que permite a dobradura desses painéis foi patenteada pela Samsung. A tela também possui uma camada protetora com um polímero especial. Isso significa que pode ser dobrado sem problemas, mas por sua vez, é muito flexível. Para que tudo funcione conforme o planejado, foi utilizado um adesivo dobrável, projetado para a ocasião, para que as partes da tela não se separem em nenhum caso.
Tudo o que a Samsung conseguiu adiantar é que este dispositivo é real e verá a luz do dia em 2019. O painel totalmente flexível será combinado com outra novidade muito importante: que é a interface do usuário. Este, aparentemente, foi desenvolvido - agora o trabalho está feito, sim - em colaboração com o Google.
O mais vantajoso da tela tem a ver com suas altas possibilidades de personalização, com as quais pode se adaptar muito bem às necessidades dos usuários.
