Índice:
Não somos todos iguais, nem os telefones celulares. Provavelmente você tem um celular que no começo, quando você o comprou, tinha um bom desempenho. Mas, com o tempo, começou a ficar lento, e consideravelmente lento. Existem diversos fatores que tornam o seu celular lento, mas esse é o verdadeiro motivo.
Em primeiro lugar, as camadas de personalização são bastante culpadas, especialmente quando se trata de dispositivos Android. Os fabricantes estão apostando em uma interface diferente do Android Stock, que embora acrescente funções extras que podem ser boas para o usuário, tornam o terminal mais lento. Por quê? Como há muitos aplicativos que estão ocupando espaço na memória, talvez a interface esteja cheia de animações ou um pouco sobrecarregada. Ou seja, eles limitam o desempenho. Se você tem um celular com Pure Android, pode não ter percebido falta de desempenho, já que na maioria dos casos é o Google que se encarrega de dar suporte ao software, adicionando atualizações e melhorias para que o desempenho não seja prejudicado.
Tem outra coisa que também está relacionada às camadas de personalização, é o espaço que temos disponível no nosso celular. Especialmente nos celulares de gama média ou baixa, que têm uma memória eMMC. Este tipo de memória gerencia seu desempenho independentemente do fornecido pelo processador. Portanto, quanto menos espaço livre, menor a velocidade de leitura e escrita.Isso afeta especialmente o gerenciamento de arquivos, ao baixar um aplicativo ou ao executar qualquer outra ação que requeira informações do armazenamento interno. Além disso, a memória eMMC tem uma velocidade de leitura mais lenta do que UFS. Um exemplo: uma memória eMCC 5.1 (por exemplo, a do Huawei P30 Lite) tem uma velocidade de leitura de sequências de 282 MB / s, enquanto uma memória UFS 3.0 (a do OnePlus 7 Pro) permite velocidades de até 2.100 MB / s.
Portanto, o fato de seu celular ser lento não precisa ser porque a RAM é menor que a do outro modelo, ou porque o processador é médio e não topo de linha. Na verdade, existem terminais com um processador intermediário que são muito mais fluidos do que outros modelos com um chip de última geração. Por exemplo, o Pixel 3a.
Como posso melhorar o desempenho do meu celular?
Google Pixel 3a e 3a XL, com processador de gama média, mas sem camada de personalização.
Principalmente, eliminando aqueles arquivos inúteis que não são úteis, pois estão ocupando memória no armazenamento do dispositivo. Além disso, exclua todos os aplicativos que você não usa, bem como os 'gerenciadores de desempenho' ou 'antivírus', uma vez que estão ocupando espaço e não são realmente necessários.
Você também pode recorrer a alguns truques para melhorar o desempenho do seu celular em momentos específicos. Por exemplo, acelerando as animações do sistema nas configurações de desenvolvimento. Você só precisa ir para Configurações> Informações do sistema> número da compilação. Em seguida, pressione várias vezes até que a caixa do revelador seja ativada.
Uma vez ativado, volte para 'Configurações' e clique na opção que diz 'Opções do desenvolvedor'. Procure os modos de animação e reduza as diferentes transições para 0,5x.