Status do 5g no movistar, orange e vodafone: quando chegará à Espanha?
Índice:
- 5G com Vodafone
- Taxa móvel ilimitada
- Super taxa ilimitada para celular
- Total de taxa móvel ilimitada
- 5G com Movistar
- 5G com laranja
A esta altura todos já estão familiarizados com o “5G”, uma tecnologia que começa a surgir na Espanha com o objetivo de melhorar a velocidade das comunicações móveis. Dos três principais operadores no nosso país, atualmente apenas a Vodafone iniciou a implantação comercial do 5G. No momento, começou em 15 cidades espanholas, embora se espere que com o passar do tempo chegue a mais.
Os usuários que possuírem um aparelho compatível com 5G, poderão fazer download de dados a uma velocidade de até 1 GB (a previsão é que até o final deste ano chegue a 2 GB). Estamos falando de uma figura com uma redução de latência de até 5 milissegundos e que multiplica as velocidades de 4G por dez. Isso será fundamental para a utilização de aplicativos em tempo real ou relacionados à realidade virtual. Quer seja da Vodafone, Orange ou Movistar, analisamos abaixo o estado atual da situação 5G em Espanha nestes operadores.
5G com Vodafone
Como dizemos, a Vodafone foi a primeira operadora que começou a implementar 5G comercialmente em Espanha. Entre as primeiras 15 cidades que tiveram a sorte de contar com esta tecnologia estão: Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Málaga, Saragoça, Bilbao, Vitória, Santander, San Sebastián, Coruña, Vigo, Gijón, Pamplona e Logroño. Em todo o caso, importa referir que apesar de já estar disponível esta conectividade nestas áreas, só é possível atingir 50% da cobertura total. Em alta velocidade, só é possível conectar em determinados locais.
Se já tem um telemóvel 5G em sua posse, é oriundo de uma destas 15 cidades e pretende testar a ligação à Vodafone, o operador disponibiliza aos seus utilizadores diferentes tarifas. São estas:
Taxa móvel ilimitada
Pelo preço de 41 euros mensais, com esta tarifa terá acesso à conectividade 5G com dados móveis ilimitados (com velocidade limitada a 2 MB). Esta oferta também oferece chamadas ilimitadas e inclui roaming na Europa e nos Estados Unidos.
Super taxa ilimitada para celular
O Super ilimitado da Vodafone inclui conectividade 5G com dados móveis ilimitados a uma velocidade limitada a 10 MB. Minutos ilimitados e roaming na União Europeia e nos Estados Unidos também estão incluídos. Preço: 46 euros por mês.
Total de taxa móvel ilimitada
Esta tarifa é a mais completa da Vodafone, visto que possui conectividade 5G em velocidade ilimitada com tempo ilimitado. Como os outros, você também terá chamadas e dados ilimitados, além de roaming na Europa e nos Estados Unidos. O seu preço é de 50 euros por mês.
5G com Movistar
A Telefónica não revelou por enquanto quando planeja lançar o 5G na Espanha. Sabemos que já há muito que realizam testes-piloto e demonstrações e que inicialmente tinham previsto um lançamento comercial para 2020, embora tudo indique que será adiado.
O compromisso da Movistar passará inicialmente pela implantação de 5G com tecnologia SA, embora esteja previsto que implantem redes 5G NSA anteriormente, uma vez que o padrão 5G SA ainda não foi totalmente definido. Como dizemos, é difícil estar pronto para 2020. A explicação é simples. Será no meio desse ano quando a especificação completa da rede 5G (versão 16) estiver pronta. Como normalmente leva de 12 a 18 meses para o equipamento de rede comercial estar disponível após o fechamento da especificação, isso coloca a implementação da rede 5G em 2021.
Neste momento, para a implementação do 5G no nosso país, está a ser utilizado o espectro disponível na faixa dos 3,7 GHz. No entanto, prevê-se que dentro de um ano tenhamos o espectro na faixa dos 700 MHz após a licitação no segundo Dividendo Digital, que ajudará a ampliar a cobertura e, portanto, atingir outras áreas menos povoadas. No que diz respeito à selecção de fornecedores para a implementação das novas redes e ao veto da Huawei, a Movistar assegurou recentemente que trabalham com os actuais fornecedores da rede 4G, ou seja, Nokia e Ericsson.
5G com laranja
Os passos de Orange com 5G são muito semelhantes aos de Movistar. O operador tem feito demonstrações de seus avanços, no caso em carros conectados e em aplicações de robótica. No entanto, pelo seu modo de pensar acreditam que ainda é cedo para realizar o desdobramento. A Orange acredita que a tecnologia 5G ainda está em um estágio muito inicial, e eles acham que é necessário reorganizar todo o espectro de 3,4 a 3,8 GHz para que todas as operadoras tenham seu espectro disponível de forma contígua.
Embora a velocidade do 5G possa ser oferecida com o estado atual, algo que estamos vendo da mão da Vodafone, a operadora laranja garante que uma melhor conectividade, em mais áreas e com menor latência, será realmente uma realidade em 2020 ou 2021. Como no caso da Movistar, tudo indica que a verdadeira implantação da tecnologia 5G em Orange ocorrerá em 2021 ou no início de 2022, portanto, ainda haveria um longo caminho a percorrer.
O roteiro da operadora mostra o ano de 2020 para implantar as redes 5G Stand Alone e os anos de 2021 e 2022 para a implantação comercial completa. Portanto, a fase NSA seria ignorada. E é que para a Orange não há pressa excessiva. Eles preferem continuar conduzindo testes piloto com diferentes casos de uso, a fim de verificar se todas as expectativas foram atendidas assim que a implementação comercial ocorrer.