Índice:
Quantos aplicativos você instalou no seu celular? De acordo com alguns estudos, há alguns anos os usuários consultavam em média 30 aplicativos por mês e cerca de 9 regularmente.
Essa dinâmica não deve ser um problema hoje, já que os fabricantes oferecem cada vez mais recursos e potência em seus celulares. No entanto, não parece ser suficiente para acompanhar usuários e aplicativos cada vez mais exigentes. E sim, mesmo em 2020 continuamos tendo o eterno problema: a bateria do celular é consumida mais rápido do que queremos.
Se esse também for o seu caso, pode ser que os responsáveis estejam no estudo Uswitch dos 50 aplicativos que mais consomem bateria no celular. Você quer saber quais aplicativos podem estar consumindo sua bateria? Nós vamos te contar então.
Os 10 aplicativos que mais consomem bateria
Uswitch examinou os 50 aplicativos mais populares das lojas da Apple e Google para analisar quais consomem mais bateria, levando em consideração uma série de critérios, incluindo o número de permissões que cada aplicativo solicita. Portanto, dê uma olhada na lista e veja se você reconhece algum aplicativo que tenha instalado no seu celular.
Começando com aqueles que estão no Top Ten, encontramos os mesmos suspeitos de sempre. Cinco dos aplicativos que estão no top 10 pertencem ao Google e três ao ecossistema do Facebook.
E talvez o mais impressionante é que apenas esses 10 aplicativos exigem que os usuários habilitem 422 permissões para sua operação, incluindo acesso a contatos, WiFi, calendário, câmera, fotos, vídeo e localização.
- Mensageiro
- WhatsApp Messenger
- Amazon Alexa
- Gmail
- Uber
- Waze
- Google Chrome
- musica Youtube
Certamente você tem mais de 5 desses aplicativos instalados no seu celular, então você já sabe por que a bateria do seu celular descarrega mais rápido do que você gostaria.
Aplicativos que drenam a bateria do seu celular
Entre os 10 primeiros aplicativos da lista não encontramos alguns populares como Instagram ou TikTok, mas não pense que você está seguro, pois eles estão muito próximos das primeiras posições. E, claro, todos aqueles dedicados a streaming, compartilhamento de conteúdo multimídia ou uso de funções móveis em segundo plano para sua operação estão entre os 50 aplicativos.
Vamos dar uma olhada no restante da lista de aplicativos, mas organizados em categorias:
- Redes sociais e mensagens
Já vimos que o Facebook e o Messenger dividiram o pódio, seguidos do WhatsApp. Mas é seguido de perto por Instagram (11), Telegram (12), Twitter (13) TikTok (14), SnapChat (18) e (29)
- Aplicativos de entrega, compras online e pagamentos online
Se você está comprando ou fazendo pagamentos online, terá interesse em dar uma olhada nestes aplicativos que estão na linha vermelha em consumo de bateria: Amazon Shopping (15), My McDonald's (16), PayPal (21), Uber Eats (23), Google Pay (24), Just Eat (27), Klarna (32), Wish (37), Tesco Clubcard (38), Wetherspoon (40), eBay Shopping (42), Deliveroo (47) e Trainline (48)
- Apps de namoro
Aplicativos de namoro também têm alto consumo de bateria, pois a maioria é executada em segundo plano e são baseados em localização: Grindr (17), Bumble (30), Tinder (33), Match.com (41), Dobradiça (45)
- Aplicativos de streaming e conteúdo multimídia
Spotify (20), Amazon Prime Video (22), Deezer Music (25), Amazon Music (26), Audible (31), Netflix (34), All 4 (39), BBC iPlayer (46)
- Outros aplicativos
Já vimos que o Gmail está no Top Ten, mas a proposta da Microsoft com o Outlook (19) não está muito longe dos aplicativos de maior consumo. Existem mais dois aplicativos do Google que encontramos na lista do Uswitch: Google Family Link para pais (14) e Google Home (35).
Já sabemos que Call of Duty: Mobile (43) é um jogo exigente, como mostra a sua posição na lista, mas com as definições adequadas pode mantê-lo sob controlo. Outros aplicativos mencionados na lista: Bolt Driver (28), The National Lottery (36), Kahoot! Jogue e crie questionários (49), All Social Network - All In One (50).
Você pode ver o relatório completo com todos os detalhes na plataforma Uswitch.