Estas são as cidades com cobertura 5g na Espanha em 2020
Índice:
- Lista de cidades com 5G na Espanha em 2020
- O que você precisa saber antes de contratar uma tarifa com 5G na Espanha
O 5G é a grande promessa dos fabricantes de telefones para 2020. É fato que todos (ou pelo menos a maioria) dos telefones de última geração este ano têm 5G. O problema é que, como aconteceu com o 4G há quase uma década, a disponibilidade da rede é bastante limitada. Na Espanha, apenas algumas cidades têm cobertura 5G. A isso deve ser adicionado que a rede atualmente disponível não tira o máximo proveito do novo padrão, como veremos a seguir.
Lista de cidades com 5G na Espanha em 2020
A implantação do 5G na Espanha está sendo realizada pela Huawei e Ericsson. Aos poucos vai tomando forma o desenvolvimento da nova tecnologia de rede em Espanha, bem como o apoio nas diferentes províncias e Comunidades Autónomas. Apesar disso, o número de cidades com 5G é bastante limitado hoje. Na verdade, apenas 20 cidades têm cobertura 5G. O seguinte, especificamente:
- Alicante
- Badajoz
- Barcelona
- Benidorm
- Bilbao
- Gijon
- Corunha
- Logroño
- Madrid
- málaga
- Maiorca
- Murcia
- Pamplona
- Santander
- Sao Sebastiao
- Sevilha
- Valencia
- Vigo
- Vitoria
- Saragoça
O que você precisa saber antes de contratar uma tarifa com 5G na Espanha
À lista limitada de territórios com cobertura 5G, devemos adicionar algumas limitações impostas pelas próprias empresas de telecomunicações. A primeira promessa que devemos ter em conta é que a Vodafone é a única operadora que oferece atualmente tarifas 5G. Nem Movistar, nem Orange. Vodafone.
No catálogo da Vodafone, o operador oferece um conjunto de tarifas compatíveis com esta tecnologia. O que devemos levar em consideração é que o suporte para cobertura 5G está presente apenas nas tarifas ilimitadas da empresa e em alguns planos convergentes de Fibra e Móvel. Ironicamente, a velocidade oferecida em cada uma dessas taxas é limitada (2, 10 ou 300 Mbps), embora o nome possa sugerir o contrário.
Outro ponto que devemos levar em consideração é que a tecnologia atual implementada na Espanha não nos permite aproveitar todas as possibilidades da rede 5G. A maioria das antenas instaladas em nosso país operam sob o padrão 5G NSA ou 5G não autônomo. Este padrão combina o uso de antenas 4G com algumas das tecnologias introduzidas com 5G.
Para além das características técnicas deste tipo de antena, o que nos interessa é que a velocidade máxima de download e upload é de 2 Gbps e 150 Mbps respetivamente, com uma latência de 15 milissegundos. Isso em um plano teórico e ideal, já que os números reais estão muito aquém do prometido.
Embora sejam dados que competem diretamente com as redes de fibra, as velocidades que podemos obter com o 5G SA são de 20 Gbps no download e 10 Gbps no upload, com uma latência de apenas 1 milissegundo. Para colocar esses números em contexto, o 4G + é capaz de oferecer apenas 1 Gbps de velocidade de download e 150 Mbps de upload. Podemos dizer, portanto, que o 5G NSA é um 4G + aprimorado. A questão é a seguinte: quando chegará o 5G SA à Espanha?
Hoje os planos das diferentes operadoras não são conhecidos. Se tomarmos como referência a introdução do 4G há quase 10 anos, podemos deduzir que o processo pode levar até os próximos 5 anos para ter cobertura total na Espanha. Tudo isso pode mudar devido à situação de saúde atual.