Índice:
- Suporte nativo para desbloqueio facial
- Gravação de tela
- Atalho de emergência
- Configurações de privacidade do sensor rápido
- Suporte para WPA3 e 5G
O Android 9 Pie ainda não atingiu a grande maioria dos dispositivos móveis, mas já estamos começando a saber quais novidades a nova versão do sistema pode trazer. Será no próximo dia 7 de maio, quando o Google revelará todos os recursos oficiais do Android 10.0 ou Android Q (até sabermos seu nome exato). Ele fará isso em sua conferência de desenvolvedores do Google I / O, embora os caras do 9to5Google tenham revelado parte da surpresa.
De acordo com o meio, o Android 10 poderia ter um modo nativo para gravar a tela em vídeo, uma configuração rápida de privacidade ou suporte para WPA3 e 5G. Outra possível novidade seria o aparecimento de um botão que ativaria o modo de emergência a partir do menu de desligamento. Se você quer saber algumas das possíveis novidades da plataforma, não pare de ler. Nós os explicamos abaixo.
Suporte nativo para desbloqueio facial
O Android Q pode ser a primeira versão do sistema a incluir suporte nativo para sistemas de desbloqueio facial, muito parecido com o Face ID da Apple. Dessa forma, os fabricantes já teriam liberdade para incluir hardware específico para reconhecimento facial em seus equipamentos sem ter problemas em sua finalidade. Além disso, eles não precisariam desenvolver suas próprias estruturas para que seu software funcionasse com esse recurso.
Gravação de tela
Embora no Google Play possamos encontrar alguns aplicativos para gravar a tela do celular, no momento não existe uma maneira simples de fazer isso nativamente com o Android. Isso pode mudar em breve com o Android Q. Rumores dizem que a nova versão do sistema poderia incluir essa possibilidade, para que pudéssemos fazer uma gravação de qualquer elemento que estivéssemos jogando no painel principal. Além disso, com todas as etapas que são necessárias para que isso seja possível, como solicitar permissões, mostrar os toques na tela, bem como gravar a locução ou compartilhar a gravação.
Atalho de emergência
Outra novidade que poderia estar presente no Android 10. 0 Q seria um botão para ativar o modo de emergência a partir do menu de desligamento. Algumas camadas de personalização, como o Samsung Experience, oferecem esse recurso, mas no momento é impossível no Android puro. Atualmente , para ativar o modo de emergência, é necessário iniciar a partir do painel de bloqueio. Isso significa que, se você estiver usando o dispositivo durante a emergência e quiser ativar essa opção, não há outra opção a não ser bloquear o terminal e desbloqueá-lo para entrar neste modo. Não é algo muito rápido, portanto, para o caso de acontecer algo sério. No entanto, o menu de desligamento está sempre acessível apenas ligando o celular.
Configurações de privacidade do sensor rápido
Ao ter acesso ao código do Android Q, uma configuração rápida muito misteriosa chamada “privacidade do sensor” foi descoberta, com a possibilidade de ativá-la ou desativá-la como o resto das configurações rápidas. Por enquanto, não há informações detalhando qual seria sua função na próxima versão do sistema. Pode ser um modo furtivo para certos sensores. Não é segredo que o grande G foi atacado por registrar a localização de um usuário, mesmo com o histórico de localização desativado. Portanto, pode ser uma forma de aumentar a segurança e a privacidade de certos elementos do Android 10.
Suporte para WPA3 e 5G
Outra surpresa revelada é que o Android Q pode ser compatível com WPA3, um padrão que oferece maior segurança que o WPA2, mesmo que senhas fáceis sejam usadas. A tudo isso devemos somar o suporte para as novas conexões 5G e 5G + em celulares que começarão a chegar com este tipo de conectividade.