Este é o limite para roaming fora da União Europeia
Índice:
Durante alguns meses, os europeus puderam viajar pela Europa sem se preocupar com roaming. Agora você pode usar nossa tarifa “local” em qualquer país da União e, honestamente, viajar ficou muito mais fácil. No entanto, o que acontece se sairmos da União Europeia? Voltamos aos "problemas" colocados pelo roaming. Ou seja, novamente temos que pagar por cada conexão. E também ter que estar atento ao consumo, porque pode ser muito alto. No entanto, da FACUA eles nos lembram que, por lei, as operadoras têm um limite de cobrança para roaming em países fora da UE. Você sabe o que é esse boné?
De acordo com informação publicada recentemente pela FACUA, entidade dedicada à defesa dos direitos do consumidor, o limite máximo das tarifas de roaming em países terceiros que uma operadora de telecomunicações pode realizar é de 60,50 euros (50 euros mais IVA). Se este valor for ultrapassado, as operadoras são obrigadas a cortar o serviço e reativá-lo apenas com o consentimento do cliente.
Nossa operadora deve nos notificar sobre o custo e consumo
Como eles comentam, a FACUA está recebendo várias reclamações de usuários cujas contas excedem os 60,50 euros de faturamento de roaming. A associação respondeu a esses usuários que eles deveriam fazer uma reclamação à sua empresa, uma vez que a grande maioria não foi informada dessas cobranças. Portanto, no máximo, devem pagar o teto estabelecido por lei.
Por outro lado, quando chegamos a um país fora da União Europeia, devemos receber uma mensagem com informação sobre as tarifas que serão aplicadas em roaming. Especificamente, a empresa deve nos informar sobre o preço pelo qual o megabyte nos custará. Esta comunicação é geralmente efectuada por meio de mensagem na qual somos informados de que estamos em "roaming", para além de nos fornecer a informação sobre as tarifas. Embora SMS seja o método mais comum, o cliente também pode receber essas informações por e-mail ou até mesmo por uma janela pop-up.
Mesmo assim, quando viajamos para um país que não pertence à União Europeia, é altamente recomendável desativar os dados móveis. Se precisarmos de Internet, o melhor é usar as redes Wi-Fi que encontramos durante a viagem. Se você não puder fazer isso, você deve estar muito atento aos dados que baixamos, por isso o ideal seria instalar um aplicativo para tê-lo controlado. Devemos também saber a tarifa que nossa operadora nos aplicará se usarmos a Internet em roaming.